Destaques Do Regional

Presidente do Regional Sul 1 recebe representantes do IBGE.

O presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, recebeu, na manhã desta segunda-feira (18/11), em sua sede, em São Paulo, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ana Lúcia Kazan e Eric Daniele.

Na oportunidade, foram repassadas informações sobre como será realizado o Censo 2020, que terá inicio, em todo o Brasil, entre agosto e outubro de 2020.

Durante a reunião, os técnicos ofereceram ao presidente uma obra publicada pelo IBGE, “Brasil em números”

Dom Pedro Luiz Stringhini explicou o motivo desta visita. “Primeiro, eles estiveram aqui hoje para trazer informações para o Censo 2020. Segundo, que todos acolham os recenseadores e seus agentes, e para aqueles que são católicos, ao serem perguntados, respondam com clareza: Sou Católico Apostólico Romano. E uma outra informação, o IBGE também oferece postos de trabalhos nos diversos municípios”. Dom Pedro acrescentou que é muito importante a proximidade do Regional com o IBGE, todos trabalhando para o bem do Brasil”.

Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressaltaram a importância do apoio da Igreja para conscientização acerca deste censo. A analista Ana Lucia Kazan ficou satisfeita com a reunião e ressaltou que “as Igrejas têm um papel importante na orientação, conscientização e esclarecimento das pessoas, a fim de responderem corretamente o nome completo de cada religião”, disse Ana Lúcia Kazan.

De acordo com Eric Daniele, estima-se que, apenas no Estado de São Paulo, a previsão da pesquisa é cobrir 14 milhões de domicílios e uma população de 46 milhões de habitantes.

Ainda participaram do encontro o secretário executivo do Regional, Pe. Walter Merlugo Júnior, e o secretário administrativo, Diácono Marcos Domingues.

NÚMERO DE CATÓLICOS – Dados do Censo 2010 indicam que 64,6% da população do Brasil – 123,3 milhões de habitantes – se declaram católicos. O perfil religioso dos brasileiros será um dos dados a ser coletado pelo próximo Censo, e há atenção da Igreja para que se afira a quantidade precisa de católicos apostólicos romanos. (Com informações de IBGE e O SÃO PAULO, jornal).

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.