Destaques Do Regional Palavra Oficial

Presidência do Regional envia mensagem à Dom Luiz Fernando Lisboa 

crédito da foto: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

A presidência do Regional Sul 1 da CNBB divulgou nesta segunda-feira (22) uma mensagem à Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P que tomou posse como novo bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), na Catedral São Pedro, na manhã do último sábado, 20 de março. 

Confira a íntegra da mensagem abaixo e versão em PDF, aqui

SAUDAÇÃO A DOM LUIZ FERNANDO LISBOA

O Regional Sul 1 da CNBB saúda e congratula-se com Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, por ocasião da sua tomada de posse (20/03/21) como 5º Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Dom Luiz Fernando foi transferido da Diocese de Pemba, em Moçambique, África (11/02/21). No ato da nomeação, o Papa Francisco, concedeu-lhe a dignidade de arcebispo.

A Diocese de Cachoeiro estava vacante desde 7 de novembro de 2018, com a transferência de Dom Dario Campos, que se tornou arcebispo de Vitória-ES.

Dom Luiz nasceu em Marques de Valença (RJ), no dia 23 de dezembro de 1955. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel, da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários passionistas). Em 2001, foi enviado como missionário Ad Gentes para a Diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos e retornou ao Brasil. Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou Bispo de Pemba.

O episcopado de Dom Luiz Fernando, em Pemba, foi marcado por grande dedicação, dinamismo e coragem. Na Região de Cabo Delgado (que corresponde ao território da Diocese), Dom Luiz Fernando enfrentou desafios de toda ordem: pobreza, doenças, seca, enchentes e todo tipo de precariedade social: habitação, transporte, atendimento de saúde, etc. Nos últimos tempos, ataques terroristas devastaram a região de Nangade, resultando em mais de duzentos mil refugiados, acampados em torno da cidade de Pemba, socorridos em grande parte pela Igreja, sob a liderança do bispo, sempre em defesa do povo sofrido de Cabo Delgado, chamando a atenção pela imprensa local e internacional.

Pastor zeloso, diante da necessidade de padres e agentes de evangelização, Dom Luiz Fernando passou a percorrer dioceses, no Brasil, em busca de auxílio, solicitado também ao Regional Sul 1, que, a partir de 2017, passou a enviar padres, religiosas/os e leigos. Pemba tornou-se nossa Igreja-irmã! E esse auxílio missionário não foi interrompido com a saída de Dom Luiz.

Com nossa saudação, externamos a Dom Luiz o agradecimento pelo seu edificante testemunho e pela profunda amizade que o ligou ao nosso Regional. Nossos cordiais e sinceros votos de saúde, alegrias e o mesmo vigor, agora, na nova missão. A Diocese de Cachoeiro do Itapemirim recebe um grande presente, isto é, um bispo segundo o coração de Cristo Bom Pastor.

Conte com nossas orações e receba nosso afetuoso abraço.

Fraternalmente,

São Paulo, 22 de março de 2021.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.