|
A Pastoral Operária realizou um encontro no Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o tema: “Quem ama a educação ama o saber” (Pr 12,1). Este evento aconteceu no dia 28 de abril na Sede do Regional Sul 1 da CNBB e transmitido ao vivo pelas redes sociais do Regional. Participaram presencialmente do encontro as representações da Pastoral operária e sua coordenação Regional.
No início do encontro, no momento de oração, recordou-se a memória de diversos trabalhadores que perderam suas vidas, sobretudo aqueles que morreram em decorrência da pandemia de COVID-19 cumprindo as suas obrigações como trabalhadores.
Ocorreu um momento de partilha de conhecimentos conduzido pelo senhor Gilmar Ortiz, que falou sobre as campanhas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e apresentou uma atualização de dados sobre a situação dos trabalhadores no Brasil. Neste ano, a Organização Internacional do Trabalho divulga a campanha: “Atuemos Juntos! Trabalho digno é direito de todos e todas”.
Também se discutiu acerca dos papéis dos empregadores e dos trabalhadores nas relações de trabalho, considerando os direitos e responsabilidades básicos de cada um. A partir disso, entende-se a importância dos sindicatos globais na cobrança de responsabilizações e de cumprimento dos direitos fundamentais, sobretudo da segurança ocupacional.
Em diversos momentos foi citada a importância de considerar a saúde e segurança como princípio fundamental e direito no trabalho. Neste contexto, recordou-se a fala do diretor de mineração da industriALL e líder da OHS, Glen Mpufane: “Saúde e segurança no trabalho não é uma vantagem a ser negociada nem um favor a ser pedido. É nosso direito!”.
Por fim, os participantes puderam interagir e fazer suas contribuições acerca do tema do encontro. Também participaram, enviando seus comentários e perguntas, aqueles que acompanhavam o evento de maneira virtual.