Notícias

Pastoral Operária lança campanha no combate às mortes por acidente de trabalho

Campanha será lançada oficialmente no dia 28 de abril

Com o objetivo de denunciar o enorme número de mortes por acidente de trabalho, a Pastoral Operária de São Paulo vai lançar oficialmente a campanha “Acidentes de Trabalho – culpa da vítima?”, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de abril, na sede do regional Sul 1, em São Paulo, das 10h às 12h30.

Com assessoria do bispo referencial da Pastoral Operária, dom Antônio Celso Queiroz, e do engenheiro de segurança no trabalho e membro da Pastoral, Gilmar Ortiz, a Campanha promoverá estudos e debates com os trabalhadores, oferecendo informações e reflexões a acerca do tema.

Tendo como subsídios um filme educativo, um folheto e depoimentos de vítimas de acidentes no trabalho, a Campanha pretende chegar aos bairros, igrejas e movimentos populares.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho é celebrado no dia 28 de abril, pois foi nesta data, em 1969, que ocorreu a explosão de uma mina dos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu, em 2003, o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo, devido a doenças e acidentes no trabalho. São mais de dois milhões por ano, sendo a maioria (86%) devido a doenças.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, ocorreram 717.911 acidentes no trabalho em 2013 com 2.797 mortes. A minoria (25%), devido a doenças.

Fonte: Pastoral Operária

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.