Notícias

Pastoral faz primeira reunião e discute linhas de ação do Ensino Religioso

ensino_religioso
Reunião foi conduzida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Ensino Religioso no Regional, Dom Carlos Lema Garcia (ao centro)

O Bispo Referencial da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Carlos Lema Garcia e equipe que compõem a coordenação estiveram reunidos nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, na sede do episcopado paulista, em São Paulo (SP) para uma reunião para dar início aos trabalhos de 2017.

A reunião contou também com a participação do padre Edísio Silva, coordenador da pastoral no SUL1.

Os assuntos mais discutidos na reunião foram as linhas de ação da Pastoral do Ensino Religioso e o trabalho sobre o Texto-estudos da CNBB no. 110, sobre as Diretrizes da Pastoral da Educação. 

Além da ação pastoral, outros assuntos foram abordados na reunião, Ano Nacional Mariano: imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nas escolas católicas, Reunião Ampliada do ERE prevista para acontecer no mês de setembro, com o tema a ser divulgado, Curso de extensão em Ensino Religioso, realizado na PUC-SP, pelo Vicariato para a Educação e Universidade: primeiro módulo contou com 34 alunos. Matrículas abertas para o segundo módulo, a começar no dia 17 de março deste ano. Outros assuntos gerais que envolvem a pastoral, também foram contemplados. 

Na ocasião, ocorreu a apresentação do Documento de preparação para o Sínodo sobre a Juventude: estudo do questionário para oferecer subsídios para redação do instrumentum laboris, até outubro de 2017.

Durante a reunião da Pastoral do Ensino Religioso, o bispo referencial da Pastoral, Dom Carlos Lema Garcia, falou sobre as visitas às escolas públicas com denominação de pessoas ligadas à Igreja. O pedido foi do doutor José Renato Nalini, Secretaria da Educação do Estado SP, dirigido a Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Ele reforçou o convite à participação do CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA a ser realizada no dia 6 de maio de 2017. O congresso que tem como público alvo as instituições católicas de ensino de todos os níveis e educadores católicos é promovido pelo Vicariato para a Educação  e Universidade e se destina  às Dioceses da Grande São Paulo e Santos. O convite alcança todas as instituições de ensino ( particulares e públicas).

Pastoral do Ensino Religioso– Criada para acompanhar os desafios nacional, estadual e municipal do Ensino Religioso Escolar, a Pastoral do Ensino Religioso tem como objetivo Evangelizar as escolas oficiais e particulares leigas, através dos valores humanos e religiosos, numa visão de ecumenismo e diálogo inter-religioso, no ambiente pluralista destas escolas. 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.