Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assembleia da Pastoral do Menor acontecerá no dia 28 de agosto
À luz de sua missão, inspirada diante dos desafios pastorais de hoje, no chamamento do Papa Francisco que convoca todos a uma conversão  pessoal e social como discípulos missionários a serviço de uma Igreja ‘em saída’, a Pastoral do Menor do Regional Sul 1 realizará sua X Assembleia no dia 28 de agosto, às 9h.
Segundo o diácono Everton Pereira, coordenador estadual, “a Pastoral do Menor Nacional, que conclama a uma reflexão sobre o último triênio, ensejando uma avaliação, uma análise profunda de suas ações, instando-nos a um compromisso de mobilização e empenho para a efetivação desse processo, que é pedagógico, político e místico, sob o tema: “Justiça, Liberdade e Paz: Nenhum Direito a Menos”, e o Lema “Se Calarem a Voz dos Profetas, as pedras falarão”. Na verdade, um chamado para um acontecimento histórico que ocorreu a nível diocesano, e agora a nível Regional, visando também levantar as ações prioritárias para os próximos três anos”, afirma o coordenador.
Continuou dizendo, “como afirmou Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Responsável pela Pastoral na CNBB na abertura do texto-base da X Assembleia: ‘Quantas experiências partilhadas, sem desejo de vaidade ou, menos ainda, competição, e sim, ocasiões muito propícias de renovação do ardor verdadeiramente missionário que deve fazer o coração de cada agente arder” (cf. Lc 24,32) pela causa tão nobre e exigente da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade’.
O coordenador da Pastoral explicou que um texto base produzido pela Pastoral Nacional foi encaminhado como instrumento de trabalho visando atender as mais variadas realidades locais e regionais tendo como metodologia o método Ver, Julgar, Agir e Celebrar.
O diácono Everton destacou ainda que algumas Comissões foram instaladas para o planejamento e a execução dos trabalhos da X Assembleia Regional Sul 1 que está a todo vapor com o desafio de mobilizar e articular lideranças de todo Estado de SP a se comprometerem neste processo em tempos de pandemia. Portanto, todos os eventos acontecerão à distância através de plataformas virtuais. Mas o ardor dos preparativos é enorme com o engajamento de agentes pastorais na organização da mística, das animações, da técnica e da metodologia.
Segue abaixo programação dos Encontros preparatórios
Os Encontros preparatórios serão realizados através de lives previstas para acontecerem nestas datas com suas respectivas temáticas:
28/07, às 19h00, Cerimônia de Abertura da X assembleia regional;
29/07, às 19h00, A caminhada histórica da Pastoral no Regional sul 1; 30/07, às 19h00, As atividades, ações e articulações no Regional sul1 (deserto);
12/08, às 19h00, Perspectiva eclesiológica/pastoral;
13/08, às 19h00, Perspectiva sociopolítica e econômica;
27/08, às 19h00, Momento celebrativo: Missa do Dia Nacional da Pastoral do Menor e homenagem a Dom Luciano Mendes de Almeida, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Franca/SP.
28/08, às 09h00, realizar-se-á a X Assembleia Regional Sul 1
Com informações da Pastoral da Menor