Notícias

Pastoral do Ensino Religioso realiza Encontro Ampliado

e243c61d-8c62-4547-b75d-bf90fabd6569

Pastoral do Ensino Religioso promove encontro regional e fortalece os valores da Educação e a Missão juntos às escolas e universidades

Para reforçar os valores da Educação e a Missão junto às escolas e universidades, cumprindo e enriquecendo a missão evangelizadora da Igreja em seu estado de missão permanente, a Pastoral do Ensino Religioso promoveu o Encontro Ampliado, o evento promovido pela Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB, ocorreu no dia 30 de setembro, na Unisal em Americana, SP.

Entre os participantes estavam dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Ensino Religioso no Estado de São Paulo e educadores que atuam nas escolas da Arquidiocese de São Paulo e Sorocaba, das dioceses de Limeira, Campo Limpo e Santo Amaro.

A abertura do evento contou com a presença dos padres Evandro, responsável pela Pastoral da Educação da Diocese de Limeira e Benedito SDB, responsável pela Pastoral do campus da Unisal em Americana, com a oração inicial.

Após a abertura dos trabalhos, na parte da manhã houve um ciclo de palestras proferidas por  Dom Carlos Lema Garcia que falou sobre “Vocação e missão do educador católico” em que abordou os seguintes itens: Educação Católica; Educador Católico; Desafios da Educação Católica; Situação da Educação na América latina; Educar não é uma profissão, mas uma vocação; diálogo; amor à verdade; atitudes e virtudes; exemplaridade e coerência; coerência e testemunho.

A seguir, o padre Rafael Galvão SDB falou sobre o perfil dos jovens de hoje. Abordou alguns itens interessantes sobre a cultura dos jovens; os elementos caracterizadores da juventude; os interesses dos nossos jovens; seu desejo de  mudar o mundo; a velocidade em que vivem no mundo digital; o impacto da mudança de época; etc.

As 12h foi celebrada uma celebração eucarística e, após o intervalo para o almoço, na parte da tarde houve uma palestra sobre o Tema: “Histórico e análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), proposta pelo MEC,  ministrada pela Historiadora e Pesquisadora Fernanda Takitani. Apesar deste tema ser muito complexo, a palestrante foi muito clara e objetiva. Alertou sobre a tentativa de centralização e ideologização do Ensino Brasileiro, bem como o perigo de tirar dos pais o legado de educar.

No final, os participantes reuniram-se em grupos para discutir alguns temas expostos e se manifestaram no plenário.

Com colaboração da professora Edna Maria Loureiro Miyazaki

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.