Destaques Ensino Religioso Especial Pastorais e Organismos

Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 se reúne online

Com a coordenação de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e Referencial da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB, a equipe se reuniu na manhã da quinta-feira, dia 6 de maio, para tratar de assuntos referentes ao andamento desta Pastoral nas Dioceses; a preparação do Encontro Ampliado, agendado para o mês de setembro, bem como uma proposta de encontro dos representantes das Dioceses com os secretários de Educação.

No início da reunião, D. Carlos relatou o evento de lançamento do Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica, realizado no passado dia 17 de março, com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, D. Carlos Lema Garcia e Padre Vandro Pisaneschi, coordenador do Vicariato para a Educação, da Arquidiocese de São Paulo: cerca de uma centena de pessoas participaram na transmissão online pelo canal de Youtube da Arquidiocese e cercar de 500 acessaram nos dias seguintes. Esse currículo, elaborado a partir da proposta da BNCC, foi enviado a todos os Bispos do Regional.

Durante o encontro ainda foram apresentadas as ações do Grupo de trabalho de estudos do Ensino Religioso da CNBB. A professora Selma Salermo, da Arquidiocese de Sorocaba, membro da Pastoral da Educação, Coordenadora da Associação dos Professores Cristãos Católicos de Sorocaba (ASPCCS) e Membro do Grupo de Estudos da CNBB de Ensino Religioso (ER), contextualizou os trabalhos do grupo em âmbito nacional.

Outra ação destacada pela professora foi o curso: Formação Humana – Bases Antropológicas para o Ensino Religioso (abordando o pensamento e a pedagogia de Edith Stein), que terá início em julho e término em dezembro.

Para a professora Selma, “Esse encontro foi excelente, além de otimizar o tempo abre novas possibilidades. Fiquei muito grata pelo convite de Dom Carlos”.

Para Dom Carlos Lema Garcia, foi muito interessante a iniciativa da Professora Euni Vieira da Silva, da Diocese de Lorena, com a qual os participantes se comprometeram a marcar uma reunião virtual com os respectivos secretários de Educação de seus municípios, para uma conversa com D. Carlos sobre a legislação vigente acerca da regulamentação da disciplina de Ensino Religioso na escola pública.

Essa foi a segunda reunião nesta modalidade da Pastoral do Ensino Religioso. A próxima acontecerá no dia 29 de julho.

Participaram da reunião: Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e Referencial da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB; Pe. Edisio Silva (Arquidiocese de São Paulo/Regional Sul 1); Wilma Rosa Canonaco (Arquidiocese de São Paulo/Regional Sul 1); Selma Aparecida Pinto Salerno, (Arquidiocese de Sorocaba/ ER CNBB); Pe. Alexandre Favreto (Diocese de Limeira); Pe. Rafael Lopes Ciuffa (Diocese de Marília); Ana Luiza Zwicker (Diocese de Bauru); Aneluza de Martin Pereira (Diocese de São José do Rio Preto) e Euni Vieira da Silva (Diocese de Lorena); Flávia Fiori e Selma Andrade (Diocese de Santos); Heloisa Cordeiro (Diocese de Osasco); José Laércio Chaves (Diocese de Santo Amaro); Zuleika Feliciana Rodrigues (Diocese de Santo André) e Maria Tereza Turtelli (Diocese de Bauru).

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.