Comissões Episcopais Pastorais Live

Pastoral da Saúde promove live neste domingo

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB realiza neste domingo, 02 de agosto, às 15h (horário de Brasília) a live: “Doenças Raras e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS”.

A transmissão ao vivo terá as participações da doutora  Carmela Maggiuzzo Grindler, coordenadora estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, coordenadora Estadual do Programa de Assistência Integral à Pessoa com Doença Rara, professora doutora de pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – Licenciada; do doutor Carlos Eugenio Fernandes de Andrade, médico geneticista, assistente técnico em Doenças Raras da Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo, Residência Médica em pediatria pela Universidade de São Paulo e do doutor Emilio Tales Júnior,  médico sanitarista, doutor em Saúde Pública pela USP. com formação em Medicina Tradicional Chinesa, Coordenador do Programa das Práticas Integrativas complementares da área técnica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A mediadora da live será a pós-graduada em Gestão  Pública pela Fundação e Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, presidente da ABH – Associação Brasil Huntington e membro da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 e Grito dos Excluídos/as Continental, Vita Aguiar de Oliveira.

Entre os assuntos a serem abordados durante a live, estão a Doença Rara (DR), dentro do conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), Como conhecer a realidade das pessoas vivendo com essa doença? A importância do conhecimento para a melhor sensibilização da população. Promoção de saúde na Atenção Básica no cuidado às pessoas com doenças raras. As doenças raras mais prevalentes no Estado de São Paulo. Triagem Neonatal, Teste do Pezinho e as doenças contempladas no teste. Rede de Atenção Especializada Tratamento e Diagnóstico. Oportunidade de conhecer o que são Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como um programa nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) atuando na prevenção das enfermidades. A atuação do Município de São Paulo na inserção das PICS nas Unidades Básicas Saúde, nos Centros de Referências de Homeopatia, Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde. A informação que todo este tratamento é disponibilizado pelo SUS, inclusive os medicamentos homeopáticos.

Ao vivo pela Página do Facebook da Pastoral da Saúde e Facebook do Regional Sul 1 da CNBB.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.