Comissões Episcopais Pastorais Coronavírus Especial

Pastoral da Saúde cria podcast para meditação da Semana Santa em tempos de pandemia

Copyright por Freepik

Renato Papis
Home Office

Em tempo de quarentena e preparação da Semana Santa a Pastoral da Saúde lançou neste Domingo de Ramos o primeiro podcast para ajudar agentes a meditar e rezar a Semana Santa

Na Semana Santa deste ano, sem celebrações nas igrejas, a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB propõe acompanhar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor com base nos textos da liturgia do dia, por meio dos podcast.

Os textos foram organizados e gravados por Marcos Rubens, agente de Pastoral da Saúde.

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. O podcast tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. O podcast costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

É possível ouvir o podcast da Semana Santa clicando abaixo.

Antifona de Entrada da Liturgia da Segunda feira da Semana Santa

Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)

Oração do dia Segunda feira da Semana Santa
Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Antífona de entrada na terça feira da Semana Santa
Não me deixeis, Senhor, à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade (Sl 26,12).

Oração do dia
Deus eterno e todo poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo.

Antífona de entrada na Liturgia da Quarta Feira Santa:
Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e na mansão dos mortos, pois o Senhor se fez obediente até a morte, e morte de cruz. E por isso Jesus Cristo é Senhor na glória de Deus Pai (Fl2,10.8.11).

Oração do dia:
Ó Deus, que fizestes vosso Filho padecer o suplício da cruz para arrancar-nos à escravidão do pecado, concedei aos vossos servos e servas a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Antífona da entrada na Liturgia da Quinta feira Santa Ceia do Senhor-Instituição da Eucaristia:
A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou . (Gl 6,14).

Oração do dia:
Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração no início da Liturgia de Sexta feira Santa Paixão do Senhor
Ó Deus, foi por nós que o Cristo, vosso Filho, derramando o seu sangue, instituiu o mistério da Páscoa. Lembrai-vos sempre de vossas misericórdias e santicai-nos pela vossa constante proteção. Por Cristo, nosso Senhor.

Salmo Responsorial 30(31)
Antífona: Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

ADORAÇÃO DE CRISTO NA CRUZ
– Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo.
-Vinde, adoremos.

Oração sobre o Povo
Que a vossa bênção, ó Deus, desça copiosa sobre o vosso povo, que acaba de celebrar a morte do vosso Filho, na esperança da sua ressurreição. Venha o vosso perdão, seja dado o vosso consolo; cresça a fé verdadeira e a redenção se confirme. Por Cristo, nosso Senhor.

Sentido da Vigília Pascal do Sábado Santo
Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua Palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.

Oração do dia na Liturgia do Sábado Santo Vigília Pascal
Ó Deus, que iluminais esta noite santa com a glória da ressurreição do Senhor, despertai na vossa Igreja o espírito filial para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Antífona de entrada na Liturgia do Domingo da Páscoa da Ressurreição
Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5s)

Oração do dia
Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Antífona do Salmo Responsorial 117(118)
Este é o dia que o Senhor fez para nós: / alegremo-nos e nele exultemos!

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.