Notícias

Pastoral da Educação realiza formação para agentes

 

ensino_religioso_cnbb
Representantes de 17 dioceses do Regional Sul 1 da CNBB reuniram-se na Casa de Retiros Emaús,  em Araras (SP),  para o Encontro Regional da Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da CNBB promoveu uma formação entre os dias 08 e 10 de abril, na Casa de Retiros Emaús,  em Araras (SP), para capacitar agentes e ampliar a atuação da Pastoral nos ambientes relacionados à educação.

O tema geral do Encontro foi “A mensagem do Papa Francisco a nós, Educadores Cristãos”.

A Encíclica Laudato Si,  a Exortação Evangeli Gaudium e a Bula  Misericordiae Vultus foram analisadas pelos assessores padre José Adalberto Vanzella, da Diocese de Taubaté, e do professor de Filosofia da PUC/SP, Antonio Martini  em vista a formação e conversão dos presentes e os apelos para a aplicação na Pastoral da Educação

Frei Carlos Josaphat, OP  fez a palestra de abertura a partir do  tema de seu novo livro, intitulado “Tomás de Aquino e Paulo Freire”.

O sociólogo Américo Sampaio, representando o Coletivo pela Água e o Professor Luiz Antonio de S. Amaral trabalharam o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.

Foi distribuída a cartilha “CF na Escola” publicada pela pastoral da Educação do Regional Sul 1,  com apresentação de Dom Pedro Luiz Stringuini, bispo de Mogi das Cruzes e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB.  Destinada a grupos nas escolas públicas,  a cartilha tem distribuição gratuita,  está à  disposição dos interessados e os pedidos podem ser feitos  pelo e-mail [email protected] .

O padre José Adalberto Vanzella comentou o novo documento da Pastoral da Educação,  distribuído neste ano,  na 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil,  como Documento de Estudo.

As mensagens da CNBB sobre a situação nacional foram analisadas pelos participantes.

A Pastoral da Educação tem o compromisso de promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação, com a finalidade de ser sinal do Reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético.

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.