Notícias

Pastoral da Educação promove Encontro Regional

ensino_religioso
Coordenadores diocesanos da Pastoral da Educação se reuniram para o seu encontro anual

Para promover o aprimoramento das ações da Pastoral da Educação, estiveram reunidos no último final de semana, de 13, 14 e 15 de março,  na casa de Retiros Emaus, em Araras, SP (Diocese de Limeira), os coordenadores diocesanos  da Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da CNBB.

Os trabalhos tiveram início com palestra de  frei Carlos Josaphat, OP, que apresentou o tema: Viver a mensagem do Vaticano II como leigo educador cristão. A análise foi ilustrada com a apresentação do DVD: Vaticano II publicado pela Verbo-Filmes.

O núcleo central do encontro foi a análise do texto-base  preliminar  da Pastoral da Educação Nacional com assessoria do relator do mesmo, padre José Adalberto Vanzella, da Diocese de Taubaté. O documento será tema de estudo do episcopado  na próxima Assembleia Geral da CNBB com o objetivo de definir o  documento orientador  para a ação evangelizadora  da Igreja no Brasil no mundo da educação.

Durante o evento, o professor Luiz Antonio de S. Amaral, Coordenador Regional da Pastoral da Educação, apresentou cartilha CF na Escola, dirigida a professores e alunos, preferencialmente da rede pública e distribuída gratuitamente. O coordenador Regional da Pastoral da Educação, anunciou, como tem sido nos anos anteriores,  que a cartilha pode ser solicitada pelo e-mail  [email protected].

Segundo o coordenador regional, “este encontro teve uma importância especial pois , na comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II com certeza muito de suas orientações iluminará nossa pastoral e, com o tema da CF 2015 – Fraternidade: Igreja e Sociedade,  teremos ocasião para rever nossa ação pastoral”. afirmou o Luiz Antonio.

Outros assuntos também foram discutidos, como a Reforma Política e a análise do projeto  de lei de iniciativa popular denominado “Eleições Limpas” feita pelo professor Américo Sampaio,  do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e da Escola de Governo.

O plenário ao final dos trabalhos apresentou sugestões para o planejamento da Pastoral da Educação Regional e Diocesano.

As orações e Celebrações Eucarísticas no encontro foram decorrentes da solicitação do Papa Francisco palas “24 Horas Para o Senhor”, orando  Paz no Mundo.

Fonte: Pastoral da Educação

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.