Sub-Regiões

Pastoral da Educação promove encontro de formação na Sub-Região Pastoral Ribeirão Preto I e II

 

PE - Encontro RPI e RPII - (PSS) - (27jun2015) - a
O evento contou com a presença do Bispo Diocesano de Franca, dom Paulo Roberto Beloto

A Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB está organizada em torno do Grupo SP, que reúne as coordenações diocesanas da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses próximas da Capital e do Grupo ABCRPS, reunindo as Sub-regiões Pastorais de Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II e Sorocaba. Cada um dos grupos e das sub-regiões realizará encontros durante o segundo semestre deste ano para avaliação e planejamento.

Dia 27 de junho, na Diocese de Franca, já se reuniram as Sub-Regiões Ribeirão Preto I e II com a presença do Bispo Diocesano  Dom Paulo Roberto Beloto,  do Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação da Diocese de Franca, padre Ovídio José Alves de Andrade e da Coordenadora do Grupo ABCRPS, professora Nize Lane S. do C. Rosa.

No encontro, o professor Luiz Antonio de Souza Amaral, coordenador Regional da Pastoral da Educação, refletiu sobre a missão da Pastoral da Educação na evangelização dos jovens relacionando fé e vida, tendo em vista a importância da educação para a cidadania, a educação ambiental e a inserção das crianças e jovens no fortalecimento da sociedade civil e na proteção a nossa casa comum o que inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, como lemos na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Luiz Antonio, refletindo sobre o Documento 47 da CNBB Educação, Igreja e Sociedade referiu-se ao número 114, … dada a complexidade da educação e da sua importância fundamental para a formação da pessoa e da sociedade, deve haver na organização pastoral da Igreja um setor que cuide, de maneira articulada e organizada da pastoral da educação, destacou a importância de realizar  o debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano nas escolas, como instrumento de formação humana e cristã.

Na palestra, insistindo sobre o tema, destacou também o número 123 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, Documento da CNBB nº 102, que diz: Promova-se cada vez mais a participação social e política dos cristãos leigos e leigas nos diversos níveis e instituições, por meio de formação permanente e ações concretas… e o nº 13 da Laudato Si’,… Os jovens exigem de nós uma mudança: interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.

As sub-regiões Ribeirão Preto I e II compreendem as Dioceses Franca, Joboticabal, São João da Boa Vista, Barretos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto, além da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.