Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Semana foi realizada pela paróquia São Domingos e apoiada pela Pastoral da Ecologia Integral do Estado de São Paulo
Entre os dias 8 e 13 de agosto, a Paróquia São Domingos, Setor Perdizes, da Arquidiocese de São Paulo, realizou a Semana Dominicana Ecointegral, com o tema “Meio ambiente, espiritualidade e economia”, com lives das 20h às 21h sobre temas ecumênicos relacionados ao meio ambiente, organizadas pela comissão socioambiental inter-religiosa da Paróquia.
A abertura do evento foi no domingo, 8, com a missa presidida pelo Cônego José Bizon, Assessor Eclesiástico do Diálogo Inter-religioso na Arquidiocese de São Paulo e que também acompanha o Ecumenismo no Regional Sul 1 da CNBB. Concelebrou o Pároco, Frei Márcio Alexandre Couto, OP.
O evento ocorreu no contexto do jubileu de 800 anos da morte de São Domingos de Gusmão. E também em atendimento ao apelo feito pelo Papa Francisco por um comprometimento com a qualidade de vida na casa comum, à luz das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, como noticiou o site da Arquidiocese de São Paulo.
Durante a Semana, ocorreram cinco palestras. A primeira delas, no dia 9 de agosto, foi ministrada pela Mãe Carmen de Oxum que trouxe em discussão o Candomblé e sua contribuição para as questões contemporâneas. A segunda, no dia 10, contou com a presença de Frei Betto que discutiu as questões ambientais associadas à Laudato Si’. No dia 11, a a teóloga Maria Clara Bengemer abordou a espiritualidade e a face feminina da mãe terra. No dia 12 de agosto, a pastora Romi Benke trouxe as questões ligadas à espiritualidade e meio ambiente, sob o prisma do ecofeminismo. Finalmente, na sexta, dia 12 de agosto, o professor Faustino Teixeira expôs as questões ambientais e econômicas.
Após as exposições, os participantes tiveram a oportunidade de fazer suas perguntas. A Comissão contou com o apoio da Pastoral da Ecologia do Regional, que ampliou o alcance do evento transmitindo também pelo seu canal do Youtube.
Assista as lives completas no YouTube da CNBB Sul 1 neste link.