Coronavírus Destaques Especial

PASCOM: Orientações em tempos difíceis

Diante das inúmeras perguntas perante os recentes desdobramentos da COVID-19, a Pascom Diocesana preparou 9 pontos para auxiliar o serviço da pascom paroquial e o clero. Que Nossa Senhora da Comunicação e Santo André Apóstolo sejam nossos intercessores.

1. Acalme-se: Mantenha a calma e lembre-se: você é um missionário. Um missionário cumpre bem sua missão quando está focado e confiante no êxito da missão que lhe é confiada.

2. Informe-se nas fontes oficiais: Esteja atento as informações, mantenha-se atualizado. O que dizem as autoridades civis? O bispo diocesano? Vá até as fontes originais e leia-as por completo.

3. Atente-se as leis: em muitas localidades, foram decretadas leis e penalidades. Quais são elas? A quem se referem? Quais as penalidades em caso de descumprimento?

4. Dialogue: Converse com seu pároco ou administrador paroquial. Como você, ele pode ter muitas dúvidas, ideias e inseguranças; o diálogo é uma ponte que estreitam nossos laços. Tracem juntos a melhor estratégia para atender a sua paróquia e comunidades.

5. Ensine: caso seu pároco necessite, coloque-se a disposição para ensinar a manusear os equipamentos, iniciando sempre pelo mais básico e simples de ser compreendido.

6. Respeite: O respeito enobrece nossa alma e aproxima-nos do outro; por mais que a opinião do outro seja diferente da sua, respeite-a.

7. Seja estratégico: neste momento, busque coisas práticas e eficazes. Mantenha a equipe mobilizada para atender às necessidades de forma simples e eficiente. Não é preciso que todos façam tudo, mas cada um pode colaborar com aquilo que é sua habilidade.

8. Tome as medidas de saúde: higiene pessoal, orientações coletivas e higiene dos equipamentos que serão utilizados em transmissão.

9. Reze: Não se distancie da oração pessoal. Reze pelas intenções da Igreja, pelo Papa, pelo bispo, por seu pároco e por sua comunidade.

Artigo escrito pelo Pe Tiago Silva, do clero de Santo André (SP) e da comunicação da CNBB.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.