Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Ao receber em audiência os participantes do Curso para Reitores e Formadores de Seminários da América Latina, que ocorre desde o dia 7 de novembro no Vaticano, o Papa Francisco recebeu pelas mãos do presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), padre Vagner João Pacheco de Moraes, o texto-base do 3º Ano Vocacional do Brasil.

Ano Vocacional inicia-se no próximo dia 19 de novembro, com uma abertura oficial, e se estende até o dia 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas. O tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) animam o Ano.

A abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil contará com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A coletiva de imprensa, com início às 16h30, acontecerá na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, com possibilidade de participação presencial dos jornalistas, participação remota via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e portal A12facebook da CNBB e CRB Nacional

Já após a coletiva, a partir de 18h, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, preside a missa solene de abertura do Ano Vocacional no altar central do Santuário Nacional. A celebração terá transmissão pela TV Aparecida, TV Pai Eterno e mídias digitais da CNBB.

Confira a programação na íntegra (aqui).

A entrega do texto-base do Ano Vocacional ao Papa

O Padre Vagner, presidente da OSIB, explicou que o texto-base do Ano Vocacional foi entregue ao Papa após a missa presidida pelo cardeal Lazzaro, na Basílica São Pedro, no último dia 10 de novembro. “Após a missa tivemos a oportunidade de ter uma audiência privada com o Papa Francisco. E foi nessa ocasião que tive a liberdade de entregar a ele uma foto com os formadores do Brasil e o texto-base do 3º Ano Vocacional do Brasil”.

Segundo o padre Vagner, o bispo auxiliar de Manaus e referencial da OSIB e Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque, foi quem deu a ideia de presentear  o Papa com o subsídio do Ano Vocacional.

“Nós enquanto OSIB e Patoral Vocacional estamos unidos ao Santo Padre e também ao Seminário de Osasco, em São Paulo. Dei o livro a ele, ele agradeceu. Depois mostrei a ele a foto com os formadores e, por fim, ele disse: Deus te abençoe!”, explicou o padre Vagner.

Fonte: CNBB Nacional