Destaques Nomeação Palavra Oficial

Papa nomeia Dom Paulo Cezar membro da Pontifícia Comissão para América Latina

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em mensagem, saúda dom Paulo Cezar Costa, nomeado hoje, 20, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina. 

Na manhã desta segunda-feira, 20, Papa Francisco nomeou Dom Paulo Cezar Costa como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina. O Bispo da Diocese de São Carlos é o único brasileiro nomeado. Junto dele também foram anunciados como membros da comissão o Cardeal Álvaro  Leonel Ramazzini Imeri, Bispo de Huehuetenango (Guatemala), e Dom Juan de La Caridad García Rodríguez, Arcebispo de San Cristóbal de La Habana (Cuba).

De acordo com o site da Pontifícia Comissão para América Latina (http://www.americalatina.va/) a Comissão  é um organismo da Cúria Romana, criado em 1958, com o objetivo de “aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina” e “estudar as questões que se referem à vida e ao progresso de tais comunidades. Igrejas, especialmente estando à disposição, os dicastérios da Cúria interessados ​​em razão de sua competência e as próprias Igrejas para resolver as questões ditas. ” (João Paulo II, Pastor Bônus da Constituição Apostólica  , art. 83).

A nomeação não implica a saída de Dom Paulo da cidade de São Carlos. Seguindo nos trabalhos a frente da Diocese prestará este auxílio para Igreja no mundo, de modo específico na América Latina, como membro da Pontifícia Comissão.

Saudação do Regional Sul 1 – CNBB a Dom Paulo Cezar Costa

Leia aqui íntegra da mensagem:

Saudação do Regional Sul 1 – CNBB a Dom Paulo Cezar Costa

 Na manhã desta segunda-feira (20/04), o Papa Francisco nomeou Dom Paulo Cezar Costa, bispo da Diocese de São Carlos (SP), para a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), um organismo da Cúria Romana incumbido de acompanhar a realidade da América Latina, em vista da evangelização.

Dom Paulo representa o Regional Sul 1 no Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra o grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

A sua nova função será acompanhada pelas nossas orações, pois sabemos que será de grande valia para a compreensão da realidade latino-americana, em vista da contribuição da Igreja na caminhada dos seus povos.

Em nome do episcopado paulista, expressamos nossa alegria pela sua nomeação, a qual muito nos honra.

Que a Virgem de Guadalupe o inspire na  nova missão!

Saudações pascais!

São Paulo, 20 de abril de 2020.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Bispo de Guarulhos
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.