Notícias

Papa nomeia Bispo Auxiliar para Diocese de São Carlos

foto-padre-Eduardo-534x462
Foto: Site Diocese de São Carlos

Na manhã desta quarta-feira, 07, o Papa Francisco nomeou o Reverendíssimo Padre Eduardo Malaspina (como Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos. A nomeação foi anunciada por Dom Paulo Cezar Costa ao Governo da Diocese no início desta manhã.

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967. Depois de concluir o seminário menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( 1988-1991). É licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009-2012.

O religioso ocupou os seguintes encargos: vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jau (1992); Administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP) de 1992 a 1999; Secretário diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da diocese de São Carlos, de 2000 a 2008; Representante dos presbíteros da diocese em diversos encontros nacionais de presbíteros (ENP). Também foi professor do seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) da diocese. Foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores e chanceler do Bispado de 2013 a 2017. Atualmente é pároco da paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP) e vigário geral da diocese.

Saudação

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou na manhã desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, mensagem de saudação a dom Celso Antônio Marchiori que assume a diocese São José dos Pinhais (PR).

No texto, dom Leonardo lembra as palavras do papa Francisco dirigida aos bispos de Bangladesh no final do ano passado: “O bispo é alguém que está presente e está próximo ”. Leia a Mensagem:

Saudação da CNBB ao padre Eduardo Malaspina

 

Brasília-DF, 07 de março de 2018

Prezado padre Eduardo Malaspina,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com notícia de que o papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da diocese paulista de São Carlos. Aceite a fraterna acolhida da nossa Conferência Episcopal.

Seu itinerário, até aqui, nos mostra sólida formação acadêmica no campo da Teologia, da Pastoral e da Comunicação Social, além da sua significativa passagem pela formação do Clero. Sua experiência de vida e serviço nos leva a esperar a boa qualidade do auxílio que o senhor prestará a dom Paulo Cezar Costa.

Saudamos sua nomeação com uma palavra do papa Francisco dirigida aos bispos de Bangladesh no final do ano de 2017: “O bispo é alguém que está presente e está próximo. Sempre. Repito: perseverar neste ministério de presença, o único que pode estreitar laços de comunhão unindo-vos aos vossos sacerdotes, que são vossos irmãos, filhos e colaboradores na vinha do Senhor, e aos religiosos e religiosas que prestam uma contribuição fundamental para a vida católica…”.

Enviamos um abraço a dom Paulo Cezar e felicitamos os fiéis das comunidades da diocese São Carlos.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Com informações Site da CNBB e Diocese de São Carlos

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.