Destaques Igreja pelo Mundo

Papa Francisco convoca a todos para dois importantes encontros

Papa Francisco conclama toda a comunidade católica do mundo a participar de dois importantes encontros internacionais que acontecem no primeiro semestre de 2020.

O primeiro trata-se do “The Economy of Francesco” com a finalidade de oferecer aos jovens economistas e empreendedores uma prática humana, inclusiva da economia que objetiva cuidar da vida, da natureza, do mundo, que propicie um pacto de mudança da economia atual.

Para este encontro estarão presentes jovens do Brasil. O evento “The Economy of Francesco” acontece de de 26 a 28 de março na cidade de Assis – Itália.

Quem deseja participar desse encontro pode encontrar informações mais detalhadas através do site: https://francescoeconomy.org/it/ É possível também acessar o site em português: https://ecofranbr.org/

O segundo evento é o “Reconstruir o Pacto Educativo Global” que acontece no dia 14 de maio na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Neste evento são convidados os profissionais da educação para juntos promoverem um pacto educativo onde as práticas sejam convertidas de maneira positiva através da formação de pessoas mais maduras, com capacidade de superar contrastes e reconstruir suas relações de modo mais humano e fraterno.

Maiores informações podem ser consultadas neste site: https://www.educationglobalcompact.org/it/

Em sintonia com o Papa, Igreja no Brasil lançará ações para o Pacto Educativo Global no próximo dia 31 – Para atender a esse chamado, no próximo dia 31 de janeiro de 2020, às 15h, no auditório dom Helder Câmara, em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e outros organismos realizam o lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”.

No lançamento, será apresentado o Pacto Educativo Global, a ser celebrado no Vaticano, pelo Papa Francisco, em 14 de maio de 2020. O convite foi lançado pelo Santo Padre, no dia 12 de setembro de 2019, com o objetivo de “Reconstruir o pacto educativo global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. A liderança do Papa nesse processo já havia sido apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quando a instituição indicou que a humanidade carece de “uma autoridade moral” capaz de liderar uma aliança mundial pela educação, como o Papa Francisco.

No evento realizado na CNBB, o Grupo de Trabalho apresentará para toda a Igreja no Brasil uma proposta de caminho de vivência, partilha de experiências em preparação à celebração do “Pacto Educativo Global” e um itinerário pós 14 de maio. O projeto prevê uma série de atividades, como um Seminário Nacional de Educação, sensibilização sobre o Pacto Educativo na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril deste ano, e uma plataforma online para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si.

Participarão do lançamento, o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino; o vice-presidente da ANEC, irmã Adair Aparecida Sberga; a presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Deivid Lorenzo de Carvalho, coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica de Salvador (BA); e a presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação e relatora da PEC 15/2015, deputada Maria Auxiliadora Seabra Rezende.

SERVIÇO:
Lançamento: Projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”
Data: 31 de janeiro de 2020
Horário: Às 15h
Local: auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília (DF) – Setor de Embaixadas Sul, Qd. 801, Asa Sul. Contato: 61 – 2103-8300 ramais da Assessoria de Comunicação da CNBB – Assessora de Comunicação: Manuela Castro – 8313 – jornalistas: 8230, 8390 e 8368.

Com informações da Signis, Vatican News e CNBB.

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.