|
Nos dias 07 à 19 de novembro, aconteceu o “Curso para Reitores e Formadores de Seminários Latino-Americanos” em Roma, promovido pelo Dicastério para o Clero. O encontro contou com 134 padres dos vários países da América latina, destes, 35 padres representando o Brasil. O Regional Sul 1 da CNBB foi representado por 8 formadores de diferentes províncias.
As conferências foram ministradas por diversos padres e especialistas da área formativa, como o padre Amedeo Cencini e o padre Emilio Lavaniegos com temas relacionados com a nova “Ratio Fundamentalis”: o dom da vocação presbiteral. A partir deste documento, as conferências episcopais realizam e atualizam suas diretrizes para a formação dos presbíteros.
O encontro também contou com o Cardeal Lazzaro You Heung Sik, prefeito para o Dicastério do clero e Dom Andrés Ferrada Moreira, secretário do Dicastério para o clero, que presidiram algumas das celebrações de Missas. O cardeal Dom João Bráz de Avíz, prefeito para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica, também realizou uma manhã de espiritualidade.
Padre Wellington de Oliveira da diocese de Franca e membro da diretoria da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) nos relatou: “o ápice do encontro foi a audiência com o papa Francisco, que ao começar seu diálogo com os padres deixou de lado as folhas que preparou para ler e preferiu falar espontaneamente com todos os presentes.” Em seguida, destacou: “Todos puderam pessoalmente aproximar e cumprimentar o papa. Foi um momento único e emocionante para todos os padres.”
Além da conferência, os padres puderam participar da missa no Vaticano presidida pelo Santo Papa Francisco, outro momento muito marcante na vida de todos.
Rezando pelos padres, peçamos a graça de que nossos sacerdotes continuem sendo amigos de Jesus e construtores de pontes entre o céu e a terra, conduzindo o povo de Deus para a Jerusalém Celeste.
Créditos: Padre Henque Silva, Padre Wellington de Oliveira e Padre José Nelson da Silva