|
De ontem, dia 23, até amanhã, dia 25, os presbíteros da Diocese de Marília estudam as Diretrizes de Sacramentos em encontro teológico e pastoral. “Recebemos com alegria os padres orionitas a fim de que somem conosco na ação evangelizadora em nossa Diocese”, disse Dom Luiz ao dar as boas vindas à comitiva religiosa que assumirá um projeto social no território diocesano
O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, e os padres diocesanos e religiosos de Marília, estão reunidos desde ontem, dia 23, até amanhã, dia 25, para o Curso Anual de Atualização Teológica e Pastoral dos Presbíteros.
O encontro, que ocorre em Adamantina na Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, foi realizado nos últimos dois anos de forma on-line devido às medidas sanitárias para conter a proliferação da Covid-19.
Neste ano, de modo presencial, assessorado pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Mauricio Pereira Sevilha, o curso presbiteral reflete a “Atualização das Diretrizes dos Sacramentos”. A partir de uma visão geral do Código de Direito Canônico, os padres examinam juntos as especificidades das leis eclesiais à luz da pastoral.
Sobre o encontro que possibilita o estudo, a oração e a convivência dos presbitérios, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, considera que reflexão conjunta diante dos desafios pastorais impostos pelos tempos atuais “proporciona uma ação comum de toda a Diocese na evangelização diante dos sacramentos”.
VISITA FRATERNA
A partir de outubro, a Diocese de Marília contará com o auxílio evangelizador da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas). Os padres Osvaldir Ribeiro Mendes e Gilmar Joaquim Hermes, que assumirão uma área pastoral e as atividades sociais da Pousada Bom Samaritano, em Dracena, participaram do primeiro dia do Curso Anual de Atualização Teológica e Pastoral dos Presbíteros.
Os religiosos estiveram em Adamantina juntamente com o ecônomo provincial dos Orionitas, Pe. Claudinei Niedzwiecki, e o Pe. Claudio Peters, encarregado da Casa de Acolhida Rainha da Paz em Campos do Jordão (SP), para uma visita fraterna.
“Recebemos com alegria os padres orionitas a fim de que somem conosco na ação evangelizadora em nossa Diocese”, ressaltou Dom Luiz ao acolher a comitiva dos religiosos.
PASTORAL DE CONJUNTO
No próximo dia 4 de setembro, em Bastos, a Igreja Matriz de São Francisco Xavier, acolherá o Curso de Atualização Teológica e Pastoral para os Diáconos Permanentes, Consagrados(as) e Leigos(as) a fim de proporcionar a pastoral orgânica na Diocese. Para o encontro de reflexão, o Centro Diocesano de Pastoral (CDP), orienta que as paróquias enviem dois representantes das pastorais da Catequese, do Batismo e Familiar.
Texto: Pe. Tiago Barbosa (Departamento de Comunicação de Marília) Fotos: Vinícius Cruz (Departamento de Comunicação de Marília)