Notícias

Os caminhos da Pastoral Operária em São Paulo

2013-09-06 11.12.20Nos dias 22 e 23 de novembro ocorreu o encontro da Pastoral Operária estadual de São Paulo.  Nele reuniram-se representantes da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dioceses de Santo André, Campo Limpo, Santo Amaro, São Miguel, Osasco e das Regiões Episcopais Belém, Brasilandia, Ipiranga, e Santana.

Também presente a figura indispensável de Dom Antonio Celso Queiroz,  Bispo emérito de Catanduva e Bispo assessor da Pastoral Operaria no estado de São Paulo.

O encontro foi no salão da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, situada no Bresser.

Os presentes analisaram a história recente de São Paulo, com destaques para: as manifestações de 2013, chamadas jornadas de junho que ocorreram no estado; as eleições 2014; e a crise hídrica. O destaque especial foi para a situação da classe trabalhadora. O grupo debateu sobre os avanços e retrocessos da classe dentro da atual conjuntura, para definir como os agentes pastorais irão atuar de ora em diante.

Diante dos desafios e das esperanças que a conjuntura apontou, no planejamento de ações para 2015, a Pastoral Operária já possui suas atividades permanentes, entre outras, os  encontros de formação e a realização da Romaria dos Trabalhadores ao Santuário de Aparecida, juntamente com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Foram acrescentadas porém, ações destinadas à juventude; atividades referentes aos 45 anos da Pastoral Operária no Brasil; e relatório anual dos acidentes de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação PO.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.