Notícias

Orações, música, poucas visitas: assim festeja Bento XVI

Cidade do Vaticano (RV) – Nesta quinta-feira (16/04), o Papa emérito Bento XVI completa 88 anos. O próximo domingo marcará os 10 anos de sua eleição como 265º Papa da Igreja Católica. O Papa Francisco ofereceu a Missa matutina na Casa Santa Marta ao Papa emérito: “Quero recordar que hoje é o aniversário do Papa Bento XVI. Eu ofereci a missa por ele e também convido a todos a rezar por ele, para que o Senhor lhe sustente e lhe dê muita alegria e felicidade”.

Como já no ano passado, o Papa emérito não participará de nenhuma celebração pública e passará estes dias em clima de recolhimento e oração, sem festejos especiais. Como afirmou seu Secretário particular, Dom Georg Gänswein, Bento XVI “está bem, para a sua idade” e caminha todos os dias cerca de meia hora nos Jardins Vaticanos. “Em geral eu vou com ele, rezamos juntos o terço. Ele, que sempre teve passo rápido, agora, seguindo conselho médico, usa um andador em seus passeios, e em casa, uma bengala”, comentou o arcebispo, em recente entrevista.

Dom Georg disse ainda que o Papa emérito “durante o dia reza, lê, estuda, responde a muitas cartas e frequentemente toca piano à tarde”, mas “não se dedica mais a escritos teológicos ou científicos; diz que com os três volumes sobre Jesus concluiu a sua obra”. Quando completou 87 anos, o Papa Francisco o felicitou telefonicamente e o recordou na celebração da missa na Capela da Casa Santa Marta, convidando os fiéis a rezarem por ele.

Joseph Ratzinger celebrou seu último aniversário como Papa aos 85 anos. Em 16 de abril de 2012, iniciou o dia de seu aniversário celebrando uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico Vaticano com a presença de seu irmão, um grupo de bispos da Baviera e uma delegação desta região alemã.

O “último período de sua vida” – Bento XVI disse que se encontrava diante do “último período de sua vida” e que não sabia o que o esperava”, mas afirmou que “a luz e a bondade de Deus são mais fortes do que qualquer escuridão e de qualquer mal deste mundo”.

Um aniversário  diferente foi o de 2008, quando o Pontífice celebrou 81 anos, na Casa Branca, com o então Presidente George W. Bush e sua esposa, em meio a uma visita pastoral aos Estados Unidos.

Mas o denominador comum de muitos aniversários de Joseph Ratzinger foi a música. Em 2007, quando fez 80 anos, festejou assistindo um concerto em sua honra da orquestra sinfônica alemã da Rádio Televisão de Stuttgart. No programa, Wolfgang Amadeus Mozart e Antonin Dvorák.

Também se destaca o seu primeiro aniversário como Papa, em 16 de abril de 2006, ao completar 79 anos, que coincidiu com a primeira vez que presidia as celebrações da Páscoa.

Vida – Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, município da Baviera, no sudeste da Alemanha. Estudou na Escola Superior de Filosofia em Freising e na Universidade de Munique. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951.

Orações, música, poucas visitas, uma vida de ‘monge’: é que quer ser Papa emérito, desde que renunciou à Sé de Pedro, em 11 de fevereiro de 2013. “No entanto, o pensamento da morte se faz cada vez mais presente”, revela ainda seu Secretário, Dom Georg. “Falamos sobre isso muitas vezes, mesmo sendo ele pessoa muito discreta e reservada. Sua vida é uma arte cristã, porque preparar-se para a morte significa preparar-se ao encontro com Deus, um encontro decisivo”.

Pouco se sabe de sua agenda diária, mas no último dia 11 de abril, o Papa emérito recebeu a visita de seminaristas das Dioceses de Munique e Freising.

Fonte: (CM) Rádio Vaticano

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.