Destaques Igreja pelo Mundo

Óbolo de São Pedro acontece neste final de semana

Neste final de semana, dias 03 e 04 de outubro, a Igreja de todo o mundo realiza a Coleta do Óbolo de São Pedro, em todas as celebrações das paróquias e comunidades das dioceses.

Tradicionalmente se realiza em torno da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho, mas por conta da pandemia esta coleta foi transferida, em todo o mundo, para o 27º domingo do Tempo Comum, 4 de outubro.

Segundo o site da Santa Sé, chama-se óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

De acordo com o site da CNBB, “as doações realizadas nas paróquias anualmente pelos católicos são destinadas as obras sociais, a iniciativas humanitárias e de promoção social. Essa oferta é a expressão mais significativa da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja no mundo”.

Em declaração, o diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni, afirmou que, devido à atual emergência sanitária, o próprio Papa Francisco estabeleceu que, neste ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, deveria ser transferida, em todo o mundo, para o 27º domingo do Tempo Comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis.

Da redação, com VaticanNews e CNBB

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.