|
A Pastoral Operária Nacional produziu um subsídio de apoio aos trabalhadores, recordando o seu dia internacional celebrado em 1º de maio. Neste ano, o subsídio deseja refletir sobre o tema: “O trabalho é fonte de vida: lutemos contra o desemprego, a informalidade e a precarização”. Para refletir acerca deste tema o texto apresenta uma iluminação bíblica do Evangelho de João (10,10): “Eu vim para que todos tenham vida”.
A pastoral operária desenvolve sua missão, na Igreja e na sociedade, auxiliando os trabalhadores, levando em consideração as suas diversas necessidades. Tal pastoral, assim como as demais Pastorais Sociais da Igreja, desenvolve a sua missão inspirada pela Palavra de Deus e pela Doutrina Social da Igreja Católica.
O Subsídio faz uma atualização dos temas: desemprego, informalidade e precarização; alertando sobre os riscos de cada um destes problemas sociais e apresentando os dados necessários para que os trabalhadores compreendam a dimensão de cada tema. Além disso, podemos encontrar neste material uma reflexão do trabalho como fonte de vida, que é o tema central do subsídio, baseado em reflexão de textos da Palavra de Deus.
Ademais, temos importantes indicações sobre as lutas da Pastoral Operária, mostrando aos leitores alguns caminhos de reivindicação das causas da Pastoral, onde cada um pode fazer sua parte na luta por uma vida digna a todos os trabalhadores.
Para conhecer mais o trabalho da Pastoral operária, acesse o site nacional clicando aqui
Para baixar o subsídio citado anteriormente, clique aqui.