Comissões Episcopais Pastorais Notícias

“O leigo católico: testemunho da fé na escola” foi tema de encontro do Ensino Religioso

A Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB promoveu no último dia 21 de setembro o seu encontro Ampliado com agentes de pastoral, professores de escolas públicas e particulares, dos centros de atendimento a crianças, adolescentes e jovens.

O evento que aconteceu na diocese de São João da Boa Vista, SP, na Fazenda Cachoeira, contou com a assessoria de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Ensino Religioso no Estado de São Paulo.

Na primeira palestra, Dom Carlos falou sobre a espiritualidade na vida do educador e sua vocação no âmbito escolar: exercer a sua missão com profissionalismo e exemplaridade, consciente de participar na missão evangelizadora da Igreja. Enfatizou muito a necessidade do diálogo com os alunos e seus pais.

A segunda apresentação, proferida pelo Professor Luis Eduardo Novaes, da Escola Querigma de São Carlos, fez a palestra sobre o Ensino Religioso na BNCC à luz do Magistério da Igreja. Explicou que o Ensino Religioso faz parte do currículo das escolas públicas de todas as séries do Ensino Fundamental e ressaltou que, a partir da decisão do STF, há a possibilidade de oferecer o ensino religioso confessional.

Na parte da tarde, houve uma série de apresentações de projetos educacionais: inicialmente, foi apresentado o trabalho da pastoral da Educação da Diocese de Campo Limpo, pelo professor Claudemir e a Professora Edna, com as visitas de Dom Carlos a algumas escolas públicas da Diocese e do impacto positivo que essas visitas causaram.

A seguir, o Prof. Rodrigo falou da Escola Bom Jesus em São João da Boa Vista e o trabalho com jovens carentes.

A professora Angélica narrou a criação de uma escola confessional católica num bairro de periferia de Embu das Artes: dificuldades que superaram para desenvolver e executar um projeto pedagógico confessional, com a colaboração do Pe. Fabiano Benevides e a paróquia local: as catequeses preparação para a Primeira Eucaristia e a Crisma e as missas semanais na escola.

Dom Carlos explicou como está sendo preparado um projeto de regulamentação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo: a proposta pedagógica e a habilitação dos professores.

O Professor Max Wada apresentou a grande inovação pedagógica da escola Maria Peregrina, em São José do Rio Preto. Seu projeto pedagógico é totalmente original, muito diferente de uma escola, com resultados acadêmicos de excelência e cursos oferecidos gratuitamente aos alunos.

No final do encontro, uma mesa redonda com Dom Carlos, Pe. Ramiro e os Professores Luis Eduardo, Angélica, Claudemir e Max responderam as perguntas e esclareceram as dúvidas a respeito dos temas abordados.

Com informações da equipe da Pastoral do Ensino Religioso

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.