Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Diocese de Araçatuba conta com um novo brasão diocesano. A nova identificação, a qual substitui a criada anteriormente para designar apenas a Cúria Diocesana, foi apresentada ao Clero, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, autoridades, leigos, agentes de pastoral e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular na reinauguração da Cúria Diocesana, em agosto deste ano.

 

Fachada da Cúria Diocesana com o painel do novo brasão

O novo brasão irá compor as identificações visuais da Diocese de Araçatuba, bem como timbrado em documentos gerais e ainda em divulgações oficiais de comunicação e ações pastorais. A identificação em painel já identifica a sede da Cúria Diocesana.

A empresa JA&C Propaganda foi a responsável pela confecção da arte do brasão.

A EXPLICAÇÃO

O Vigário-Geral Diocesano, padre Charles Borg, participou diretamente da idealização e acompanhamento da confecção do brasão da Diocese de Araçatuba. Conforme ele, os elementos presentes na identificação destacam os Sacramentos iniciais da Igreja, a Igreja Diocesana Missionária, além das riquezas naturais e econômicas da região do território diocesano de Araçatuba.

Outro destaque também é o lema “Um só rebanho, um só pastor”, o qual marcou o Jubileu de 25 anos de criação da Diocese, celebrados em 2019.

 

 

 

 

 

 

 

Confira detalhadamente a descrição do brasão, conforme texto enviado pelo Vigário.

 

 

regioAs três divisões, interligadas, emolduradas em coração estilizado, evocam a Santíssima Trindade, inspiração de comunhão perfeita, aspiração da Igreja de Jesus Cristo. Destacam, igualmente, os sacramentos de iniciação, raízes da Igreja-comunhão e alma da identidade cristã

 

 

 

 

 

 

 

Na parte superior, veem-se três figuras, que lembram o ícone de Roublev (Santíssima Trindade), destacando a Eucaristia, sacramento de comunhão na caridade, com alusão explícita à miscigenação, típica característica à jurisdição diocesana.

 

 

 

 

No espaço à esquerda, vê-se de forma estilizada um caminho de água, evocando o batismo e o correspondente dom da fé, fazendo alusão ao Rio Tietê, que percorre a região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No espaço à direita, veem-se sementes em broto, evocando os dons do Espírito Santo derramados no sacramento do Crisma, vetores de esperança, consequência natural da inerente missão evangelizadora da Igreja. As sementes em broto destacam a atividade agrícola, peculiaridade da região.

 

 

 

 

 

 

 

O lema – UM SÓ REBANHO, UM SÓ PASTOR – sintetiza a aspiração diocesana; impelida pela caridade de Cristo, em plena comunhão de fé entre Bispo, clero e cristãos leigos, marcar presença como testemunha da esperança que nasce do Evangelho. O nome Diocese de Araçatuba identifica o brasão.