Pastorais e Organismos

Novo assessor eclesiástico estadual da Pastoral da Pessoa Idosa foi apresentado durante Reunião online

Padre Diego, foi apresentado como novo Assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa – organismo ligado ao Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Padre Diego Fabian Humeniuk, do clero da Diocese de Limeira, foi apresentado como novo Assessor eclesiástico para a Pastoral da Pessoa Idosa do Regional Sul 1 da CNBB, em reunião no dia 10 de fevereiro, de forma online. A reunião contou com a presença dos coordenadores Diocesanos de quase todas as (arqui)dioceses do Estado. 

A indicação foi feita pela coordenação estadual da PPI, e aceita pela Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, no final do ano passado.  

Pe. Diego, 39 anos, é natural da Argentina, da cidade de Posadas, na província de Misiones, está há 20 anos no Brasil. Fez toda formação para o sacerdócio, na Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos. Estudou como seminarista Canossiano no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). Foi ordenado sacerdote no dia 15 de novembro de 2010. E desde a sua ordenação, exerce seu sacerdócio no interior do Estado de SP, na região Metropolitana de Campinas. Pe. Diego pertence à diocese de Limeira e atualmente é pároco da paróquia Santa Gertrudes na cidade de Cosmópolis.  

O novo assessor externou a sua alegria em participar desta primeira reunião online. ”Minha visão geral é muito positiva, embora ainda não tenha tido um contato real com os coordenadores das sub-regiões e dioceses por causa da pandemia. A reunião me possibilitou perceber líderes engajados e comprometidos, com muita vontade de retomar as atividades. A missão da PPI depende muito desse encontro real, presencial, e as restrições sanitárias não permitem hoje que isso aconteça, pois todos devemos nos cuidar. Mesmo diante dessa situação, a Pastoral não parou e a partir de tantas formas criativas, tentou estar presente na vida dos idosos. Sabemos que ao retomar as atividades normais, encontraremos novos e velhos desafios, mas percebi nos coordenadores o desejo de fazer sempre o melhor. Neste momento que o distanciamento ainda é obrigatório, estamos procurando nos fortalecer nos encontros virtuais”.  

Pe. Diego também falou que recebeu com surpresa esta nova missão a ele confiada. “Eu acolhi a missão com muita surpresa e um pouco de insegurança, ao final de contas é uma grande responsabilidade. Mas ouvindo os conselhos e apoio do meu bispo Dom José Roberto Fortes Palau (Bispo de Limeira), e me adentrando na PPI através do testemunho e partilha da coordenadora estadual Sandra Michellin, senti que a resposta devia ser positiva, também senti esse novo desafio como mais uma provocação de Deus para me ‘desinstalar’ e avançar para águas mais profundas. É Preciso lançar as redes onde Ele pede, na certeza da pesca ser abundante, não para vangloria ou mérito próprio, mas sempre para o Reino de Deus”. 

Segundo a coordenadora estadual, Sandra Regina Capana Michellim um outro tema abordado durante a Reunião foi sobre o Novo Sistema de Informação da Pastoral. “O APP será apresentado para os Coordenadores, visando capacitá-los para fazerem o repasse para suas Dioceses. Hoje isto é feito através das  Folhas de acompanhamento domiciliar da Pessoa Idosa (Fadopis ), mas depois as informações serão fornecidas através deste App. A data para a Capacitação online, será nos dias 24,25/04 e 26,27/04. A Pastoral da Pessoa Idosa aproveita para dar as boas vindas ao novo Assessor. 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.