Notícias

Novo Arcebispo de Sorocaba (SP) fala sobre a expectativa para a nova missão

reduzido1
Após a missa, Dom Julio recebeu os cumprimentos dos fiéis

O novo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba Dom Julio Endi Akamine, SAC, concedeu recentemente uma entrevista ao site do episcopado paulista após a missa de posse, que marcou o início do seu ministério pastoral na Arquidiocese. A missa aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Ponte, em Sorocaba, SP, no dia 25 de fevereiro.

O novo arcebispo Dom Julio Endi Akamine tem hoje 54 anos. Foi nomeado arcebispo de Sorocaba em 28 de dezembro de 2016 pelo Papa Francisco e desde junho de 2015 é secretário-geral do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Julio Endi Akamine é natural de Garça (SP), nascido em 30 de novembro de 1962. Membro da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), Dom Julio tomou posse como o terceiro arcebispo, no último sábado, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, SP. O seu lema episcopal é “Não vos canseis de fazer o bem” – (Gl 6,9)

Arquidiocese de Sorocaba – foi criada em 04 de julho de 1924 pela Bula Ubi praesules do Papa Pio XI, desmembrada integralmente da então Diocese de Botucatu. Em 29 de abril de 1992, portanto há 25 anos, foi elevada a arquidiocese e Sede Metropolitana pela Bula Brasiliensis Fidelis do Papa João Paulo II

A Diocese de Sorocaba está situada no centro-sul do Estado de São Paulo e faz limites com as Arquidioceses de Botucatu (SP) e Campinas (SP); com as Dioceses de Itapetininga (SP), Jundiaí (SP), Osasco (SP), Piracicaba (SP) e Registro (SP).

Superfície: 4.236 km2

Densidade demográfica: 269,85 hab/km2

Habitantes por Paróquia: 19.374,76 hab/Paróquia

Bispos e Arcebispos: Dom José Carlos de Aguirre (1924-1973); 2o Bispo: Dom José Melhado Campos (1973-1981); 3o Bispo: Dom José Lambert, CSS (1981-1992); 1o Arcebispo: Dom José Lambert, CSS (1992-.005); 2o Arcebispo: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (2005-2017); 3o Arcebispo: Dom Júlio Endi Akamine, SAC (2017-)

Site – Qual a expectativa do senhor para a Arquidiocese de Sorocaba?

Dom Julio – Então eu penso que a minha primeira, primeiríssima expectativa é conhecer melhor a arquidiocese de Sorocaba. E, para isso acontecer e desempenhar bem o meu trabalho e o meu ministério,  acredito que a minha primeira tarefa é preciso conhecer as pessoas, as comunidades, as pastorais, o trabalho, a história, os desafios e os problemas e também as possibilidades.   A  Segunda expectativa de fato, é poder dá continuidade ao trabalho do meu antecessor, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues que esteve à frente da arquidiocese por mais de 11 anos. Espero também contribuir com aquilo que é próprio meu, com aquilo que eu possa dá para a arquidiocese de Sorocaba.

Ouça aqui, a entrevista do novo arcebispo de Sorocaba, concedida para o site do Regional Sul 1 da CNBB. Foto: Pascom Arquidiocesana

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.