Em celebração que reuniu representantes das 65 paróquias, Diocese de Marília inicia conscientização do Sínodo que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”
Na noite da última sexta-feira, dia 23, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e representantes leigos e leigas das 65 paróquias da Diocese de Marília se reuniram em Lucélia (SP), na Igreja Matriz de Sagrada Família, para a abertura da fase diocesana do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.
À luz do Espírito Santo, invocado por meio de um canto no início da Missa presidida pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, a celebração foi marcada pelo encontro do povo de Deus e pela entrega de uma vela que acompanhará as reflexões nas comunidades paroquiais que terá como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
Em sua homilia, o bispo diocesano explicou que o processo do Sínodo exigirá de todos o envolvimento. “Na variedade dos carismas, o Espírito de Deus congrega a única Igreja”, disse o bispo diocesano ao afirmar que, com a Palavra de Deus e o espírito de unidade eclesial, a Diocese de Marília inicia o caminho sinodal com o comprometimento de escutar as pessoas com paciência e atenção.
“É uma alegria para todos nós caminhar nesta Igreja que quer ser fiel ao Evangelho. Caminhemos juntos, de mãos dadas com o Papa Francisco”, motivou Dom Luiz.
A fim de promover a consciência sinodal da Igreja e lembrar a todos da vocação de fermento na humanidade para a construção do Reino de Deus, os presentes tiveram a oportunidade de renovar as promessas batismais.
“Nossa Diocese tem a graça de contar com tantos homens e mulheres que abraçam a fé e cumprem a missão de evangelizar”, destacou o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva. O sacerdote ainda explicou que o Sínodo quer escutar o Espírito Santo e o fiéis para “que a Igreja, num caminho único, consiga revisar a caminhada e ir ao encontro de todos”, finalizou.
Confira a notícia na íntegra.
Com informações da Diocese de Marília
Fotos: Roberta Bernardinelli I Pascom Paróquia Sagrada Família de Lucélia
