Notícias

Monsenhor Carlos Lema Garcia é ordenado Bispo

10455854_667269273350777_4118471385827309680_nA Igreja Metropolitana de São Paulo está em festa pela ordenação episcopal de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Titular de Alava, ocorrida na manhã deste domingo, 29, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé), na Solenidade de São Pedro São Paulo, Dia do Papa.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, foi o ordenante da celebração. Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo Emérito de Nova Friburgo (RJ), e Dom Roberto Ferrería Paz, Bispo de Campos (RJ), foram os co-ordenantes.

A família de Dom Carlos Lema Garcia, além de leigos e leigas, religiosos e religiosas, seminaristas e sacerdotes, autoridades políticas e do setor educacional participaram da solenidade.

Abençoaram e deram boas-vindas a Dom Carlos Lema Garcia, os outros seis bispos auxiliares da Arquidiocese: Dom José Roberto Fortes Palau, ordenado no sábado, 21, em São José dos Campos (SP), que será o vigário episcopal para a Região Ipiranga; Dom Edmar Peron (Região Belém); Dom Milton Kenan Junior (Região Brasilândia); Dom Tarcísio Scaramussa (Região Sé); Dom Sérgio de Deus Borges (Região Santana); e Dom Julio Endi Akamine (Região Lapa). Todos estão a serviço da Arquidiocese de São Paulo, a maior Arquidiocese do Brasil e uma das maiores do mundo.

Dom Carlos Lema Garcia nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, juntamente com um numeroso grupo de diáconos.

À época de sua nomeação, em entrevista ao site da Arquidiocese de São Paulo, Monsenhor Carlos Lema disse que ficou surpreso com sua nomeação para Bispo auxiliar. “Pedi ao Núncio que me desse um tempo para rezar, antes de dar a minha resposta, a fim de comprovar que, de fato, estes acontecimentos na vida da Igreja não são por acaso. Há sempre o projeto de Deus. Cada um de nós tem uma vocação e um chamado de Deus para realizá-la.”

Dom Carlos Lema Garcia e Dom José Roberto Fortes Palau foram nomeados pelo Papa Francisco bispos auxiliares de São Paulo em 30/4.

Dom Carlos foi designado para o ofício de vigário episcopal do recém-criado Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade.

De São Paulo, Diego Monteiro. Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo. Imagens: Diego Ramos e Rejane Guimarães

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.