Ações Missionárias Destaques

Moçambique: Dom Luiz Fernando: Ciclone chegou, mas mudou de rota e destruiu casas, escolas e igrejas

Segundo o bispo, o ciclone já perdeu a intensidade, mas ainda terão dois ou três dias de chuvas acima da média, o que pode ocasionar inundações e estão em alerta total

Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da diocese de Pemba, no norte do Moçambique, na África, envia notícia da passagem do ciclone tropical que atingiu a Região de Cabo Delgado. 

Depois do ciclone Idai, que castigou o centro de Moçambique há pouco mais de um mês, agora o ciclone afetou a região norte do país.

Em Moçambique, bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, enviou notícias em decorrência da passagem do ciclone na região norte do país. Segundo ele o ciclone chegou, mas mudou de rota e atingiu praticamente toda a Província de Cabo Delgado. O bispo disse que a Igreja ajudou na prevenção e preparação, inclusive retirando as pessoas das áreas de risco. Com isso, foram evitadas muitas morte, em decorrência da passagem do ciclone na região.

Ainda de acordo com o bispo “não temos ainda a noção exata de tudo o que aconteceu pois muitas áreas estão incomunicáveis. Sabemos de muito poucas perdas de vidas humanas, graças ao bom Deus. Houve muita destruição material: casas, telhados, cercas, árvores e postes caídos. Muitas escolas, casas, lojas e repartições destelhadas.

Nos distritos mais atingidos, muita desolação: Macomia e Ilha do Ibo. Em Macomia saiu teto da igreja, da casa dos padres e escola da missão e muitas casas destruídas. Em Ibo, cerca de 90% das casas destruídas.

Segundo o bispo, o ciclone já perdeu a intensidade, mas  ainda terão dois ou três dias de chuvas acima da média, o que pode ocasionar inundações e estão em alerta total.

Dom Luiz Fernando Lisboa manifesta o seu sentimento de pesar ás vítimas atingidas pelo ciclone e agradece a oração de todos. O prelado informa que em breve vão dar mais orientações para aqueles que quiserem colaborar (solidariedade).

Estas informações foram enviados pelo bispo de Pemba, na África, em Moçambique, Dom Luiz Fernando Lisboa

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.