Do Regional

Missa marca encerramento do ano pastoral do Regional Sul 1

Uma missa em Ação de Graças, realizada na manhã do último dia 11 de dezembro, marcou o encerramento do ano pastoral do Regional Sul 1 da CNBB

Celebrada na sede do episcopado paulista, na capital e transmitida pelas Redes Sociais, a Eucaristia foi presidida por Dom Pedro Luiz Stinghini, presidente do Regional Sul 1 da CNBB e concelebrada por Dom Edmilson Amador Caetano, vice-presidente, Dom Luiz Carlos Dias, secretário, Padre Walter Merlugo Júnior, secretário executivo, além de outros padres assessores do Regional.

O Presidente do Regional Sul 1 da CNBB abriu sua homilia dirigindo uma palavra de gratidão aos cientistas e entidades que estão se esforçando para que a vacina contra a Covid-19 no Brasil.

Durante a homilia, Dom Pedro também manifestou gratidão aos agentes de pastoral, aos colaboradores da entidade, bem como aos missionários do Regional na Amazônia e na Diocese de Pemba. Recordou as alegrias, realizações e conquistas e o que de novo aconteceu no Regional, como a instalação da Comissão Justiça e Paz. Falou da necessidade da retomada, no próximo ano, da Pastoral Carcerária no Estado, tão prejudicada por conta da pandemia. Ressaltou a iniciativa que vem surgindo entre leigos e leigas na articulação da Pastoral da Ecologia, na linha da Laudato Si, para formar uma grande rede paulista de sustentabilidade e defesa da casa comum, entre outras ações. “Enfim, há tanta coisa a se fazer. Agradecemos por tudo o que foi feito e, na linha do que diz o Evangelho, procurarmos discernir os sinais do tempo, encontrar caminhos, entender o que o Espírito diz às Igrejas particulares no Regional e contribuir para por em prática o objetivo geral: ‘evangelizar o mundo urbano’, a partir da ‘opção preferencial pelos pobres’ como ‘comunidades eclesiais missionárias’. Encerrou desejando “que Deus nos ajude e conceda a todos nós celebrarmos com alegria e esperança o Santo Natal. Amém”.

A missa também foi acompanhada por várias pessoas conectadas pelas Redes Sociais

Em nome do Regional, Dom Edmilson Amador Caetano agradeceu o trabalho dos agentes. “Esta Eucaristia é um único lugar de verdade em que podemos nos encontrar de uma maneira sublime e eficaz. No altar do Senhor, celebrando o mistério pascal, diante de tantas mortes e sofrimentos, celebramos, sempre a vitória em Cristo. Louvado seja Nosso Senhor que nos permite fazer isto e nos dá o alento da fé para continuar na difusão do Reino e na busca dos verdadeiros valores que importam. Agradeço a todos do Regional que não mediram esforços que se reinventaram neste tempo de pandemia para que, apesar de todas as limitações, a obra de evangelização, nas várias pastorais, movimentos e organismos pudesse continuar indo a diante. Claro, temos ainda o ano de 2021, com grandes desafios, mas estamos já experimentados e plasmados na fé para podermos continuar com alegria e esperança. Com este desejo de alegria e esperança, saúdo a todos, desejando um Santo Natal e um Ano Novo vivido na fé, na esperança e na alegria que ninguém nos pode tirar”, destacou.

Logo após, também o secretário da entidade, Dom Luiz Carlos Dias dirigiu uma palavra de agradecimento pelos passos dados dos trabalhos pastorais. “Manifesto minha gratidão pelos trabalhos e articulação de nossas pastorais no Regional. E que, neste ano que se aproxima, caminhemos esperançosos e seja de fato um tempo fértil para trabalharmos. A pandemia deixou muita ferida e, por isso, requer o empenho de todos. Pedimos a força de Deus e a ação do Espírito Santo para cada vez mais, com muita dedicação e com muito ardor, assumirmos esta missão que o Senhor nos reserva e espera de todos nós”, reiterou.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.