Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
O encontro reuniu coordenadores e assessores eclesiásticos e ressaltou a importância de cada grupo no trabalho de evangelização.

Na manhã dessa sexta-feira, 17 de dezembro, os coordenadores e assessores eclesiásticos das pastorais, organismos, movimentos e serviços eclesiais do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram da Missa de encerramento do ano pastoral, na capela da instituição, e de um momento de partilha das atividades realizadas durante o ano.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes e presidente do Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, e concelebrada pelo Bispo Diocesano de Guarulhos e vice-presidente, Dom Edmilson Amador Caetano, pelos padres Thiago Faccini Paro, secretário executivo e Michel dos Santos, secretário Administrativo e por padres assessores eclesiásticos e coordenadores de diversas comissões pastorais.

Inspirado pelo Evangelho de Mt 1,1-17 que trata da Genealogia de Jesus Cristo, Dom Pedro falou em sua homilia sobre a universalidade da salvação e ao final concluiu pedindo que nesse tempo litúrgico, da celebração da vinda de Senhor, nos esforcemos para não perder o verdadeiro sentido cristão do Natal, o espírito de fraternidade e paz, como foi cantado no Salmo da liturgia de hoje: “Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre” (Salmo, 72).

Já na sala de conferências, Dom Pedro conduziu um momento de partilha entre os coordenadores, onde cada um pode se apresentar e fazer um breve relato das atividades desenvolvidas durante o ano e as expectativas para os trabalhos de 2022. Durante a partilha, os representantes de cada grupo receberam uma bola de natal com o logo de sua respectiva pastoral. Durante a apresentação, foram convidados a colocar o enfeite na árvore de natal, simbolizando que os grupos enriquecem e dinamizam a ação pastoral do Regional.

Dentre as lideranças presentes, estava a coordenadora da Pastoral Fé e Política, Mônica Lopes, que se expressou dizendo que o encontro foi “um momento oportuno e necessário de rezar e partilhar todo trabalho que os diversos grupos, pastorais e organismos dessa porção do povo de Deus aqui no Regional Sul 1 da CNBB, vem realizando, apesar de todos os desafios que vivenciam em tempos tão difíceis”, ressaltou.

Já para o casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 1, Osmarina de Fátima Pazin Baldon e Benedito Antônio Baldon, o Toninho, “essa última reunião do ano que aconteceu no formato presencial e constituiu momento muito especial de oração e partilha entre as muitas Pastorais e Organismos do nosso Regional. Apesar dos desafios apresentados em tempos de pandemia, muitas foram as realizações deste ano que se encerra e extensos são os calendários previstos para 2022, nas muitas Dioceses de forma a contemplar as muitas exigências de nossos irmãos, de nossas famílias respondendo à proposta de uma Igreja em saída rumo às muitas periferias existenciais!”, afirma.

Participou ainda do momento de partilha, Dom José Carlos Chacorowski, Bispo de Caraguatatuba e Referencial do Regional Sul 1 junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e do Conselho Missionário Regional – COMIRE, que aproveitou a oportunidade para se reunir com a Comissão Executiva do COMIRE, para planejar as ações do próximo ano.

No final, em nome da presidência, Dom Pedro agradeceu a presença de todos os agentes pelo trabalho de cada um e pela riqueza de partilha a serviço do povo de Deus, e após uma benção especial, todos puderam partilhar de um lanche e se confraternizaram.

Fotos: Mariana Ferigato e Renato Papis