Notícias

Milhares de fiéis celebraram os 70 anos da Diocese de Piracicaba

IMG_0857-m (2)Fé, agradecimento, alegria, confraternização. Esses foram alguns dos sentimentos das milhares de pessoas que estiveram no Engenho Central de Piracicaba para celebrar os 70 anos da Diocese de Piracicaba na grande Concentração Diocesana realizada no último sábado, 7 de junho. Durante todo o dia mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço, vindos dos 15 municípios que compõem a diocese.

O evento teve início por volta das 11h, com uma grande carreata que saiu de frente do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres com a imagem da santa. A carreta percorreu as ruas da cidade, chegando à avenida Beira Rio, às margens esquerdas do Rio Piracicaba. Logo após seguiu em procissão pela passarela estaiada “Dr. Aninoel Dias Pacheco” até o Engenho Central.

Exatamente ao meio dia, com a participação de aproximadamente 2000 fiéis, padres e diáconos, o bispo diocesano Dom Fernando Mason fez a abertura oficial dos festejos dos 70 anos, agradecendo a todos que construíram a história da diocese e trabalharam pelo Evangelho. Logo após, ocorreu o momento mariano, a consagração da Diocese de Piracicaba a Nossa Senhora e uma grande queima de fogos.

Durante o dia, as bandas católicas “Anjos Adoradores”, “Janu e Banda Adonai” e “Santhuário” cantaram louvores a Deus e animaram todos que estavam ou chegavam ao Engenho Central.

O ponto alto da Concentração Diocesana foi a missa solene em Ação de Graças do septuagenário da diocese, celebrada por Dom Fernando Mason e concelebrada por Dom Vilson Dias de Oliveira (bispo de Limeira), Dom Pedro Carlos Cipolini (bispo de Amparo) e pelo bispo emérito de Jataí (GO), Dom Aloísio Hilário de Pinho, além de padres, religiosos, diáconos e seminaristas da diocese. A celebração contou com a participação de mais de 8000 pessoas.

Antecedendo a missa, os prefeitos e representantes dos 15 municípios que compõem a diocese realizaram a entrada solene com as bandeiras das cidades. Em seguida, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato deu as boas vindas às autoridades e a todos os fiéis. Participaram da celebração deputados, vereadores e secretários municipais de várias cidades da região. Feliz com a presença dos fiéis que vieram dos diversos municípios para participar da festa, Dom Fernando disse, em sua homilia, que a diocese de Piracicaba é uma grande parcela do povo de Deus e que celebrar 70 anos é festejar o anúncio do Evangelho que aqui foi e continua sendo anunciado por tantas pessoas. “Quantos foram os agentes de pastorais, padres, religiosos e os bispos que engajados e encorajados anunciaram o Evangelho, para que hoje estivéssemos aqui, numerosos, para celebrar. É nossa missão continuar esse anúncio”, enfatizou o bispo.

Outro momento marcante, principalmente para a juventude, foi o show com a banda católica Rosa de Saron. Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria) entraram no palco pontualmente às 20h, e agitaram os mais 8000 jovens que aguardavam o show.

Durante o show a banda tocou os grandes sucessos dos 25 anos de estrada e músicas do mais recente trabalho, o DVD “Latitude Longitude”. Na apresentação os músicos agradeceram por participar da festa dos 70 anos da diocese. “Estamos nos sentindo em casa, que bom estar com todos vocês neste momento de celebração”, disse o vocalista Guilherme de Sá. HISTÓRIA – Criada há 70 anos, no dia 26 de fevereiro de 1944, pela Bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, do Papa Pio XII, com território integralmente desmembrado da então Diocese de Campinas, a Diocese de Piracicaba foi  instalada oficialmente em 11 de junho do mesmo ano, no encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba, pelo Núncio Apostólico à época Dom Bento Aloisi Masella.

A Concentração Diocesana contou com o apoio: Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Centro de Comunicação Social, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio da Prefeitura de Piracicaba, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Unimed Piracicaba, Castelinho Transportes, Atacadão do Aço, Pauli Tintas, Diniz Terraplanagem, NC Silveira, Venturini Caminhões, Caramaggio Transporte e Logísticas Ltda, Diva’s Shopping da Sucata e Libório Cabeçotes.

De Piracicaba, Rosiley Lourenço e Paula Françóia Assessoria Diocesana de Comunicação/Crédito da foto: Rosiley Lourenço

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.