Notícias

Jornal da diocese de Jundiaí completa 20 anos a serviço da evangelização

logotipo_20_anos
O Verbo faz 20 anos e lança logotipo para comemorar a data
O Jornal da Diocese de Jundiaí teve sua primeira edição em 1996, por iniciativa de Dom Roberto Pinarello Almeida
.
O dia 3 de julho, dia de São Tomé, marcou este ano o 20º aniversário do jornal O Verbo. O número 0 circulou neste dia, fundado por Dom Roberto Pinarello Almeida, tendo como Diretor de Redação Dom Amaury Castanho, à época Bispo Coadjutor e coordenador da Pastoral Diocesana da Comunicação.
.
Raríssimo, nos dias de hoje, uma publicação atingir essa idade. Dom Roberto, para decidir autorizar o jornal, avaliou a questão desde 1984, quando o projeto lhe foi apresentado pela primeira vez, por uma equipe da qual faziam parte o jornalista Pedro Fávaro Júnior, o professor Orestes Romano, a jornalista Arlete Maria Salvador e Antônio Carlos de Souza.
.
Foram muitos “nãos” até o jornal circular nos moldes atuais, depois de o projeto ser apresentado aos padres em pelo menos nove reuniões do clero. Três meses após sua fundação, houve a mudança de Bispo, assumindo Dom Amaury Castanho (Dom Roberto tornou-se à época diretor emérito do jornal). Aí a história toma outro rumo.
.
Quando, em 2005, Dom Gil Antônio Moreira chegou a Jundiaí, nomeou padre Jorge Demarchi responsável pela edição e pela administração do jornal, que voltou ao seu plano inicial, dispensando publicidade e sendo cotizado apenas pelas paróquias, “para não se vincular a nenhum outro interesse que não fosse o do bem da Igreja e do Reino”, conta o jornalista e diácono Pedro Fávaro Jr.
.
Assumido e apoiado integralmente por Dom Vicente Costa, como mídia oficial da Diocese, em 2015, o padre Márcio Felipe de Souza Alves assumiu a direção do periódico.
.
Hoje o jornal está presente em todas as paróquias e comunidades como porta-voz oficial da Diocese. Leva encartes importantes como os subsídios para Grupos de Rua e para outras iniciativas diocesanas, além do material informativo de boa qualidade e material para formação de agentes de pastoral e da consciência dos leigos e padres.
.
Com informações do site da diocese de Jundiaí

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.