Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Itinerário da Vida Cristã e Projeto Pessoal de Vida é tema da Assembleia do SAV/PV

Este encontro contou com a assessoria do Padre Valdecir Ferreira. Na Diocese de Apucarana, (PR),  ele tem a missão de acompanhar o trabalho vocacional

Os desafios para a Iniciação à Vida Cristã tem sido um dos temas discutidos na Comissão para o Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Por esse motivo, o Seminário Santo Antonio em São Pedro, recebeu 89 participantes da 42ª Assembleia do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV) das diversas dioceses que fazem parte do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 6 a 8 de março.

A assembleia também contou com a presença das 7 Sub Regiões e 25 Dioceses (representações) que fazem parte do Regional Sul 1, bem como uma participação significativa do SAV/CRB.

De acordo com o padre Luciano Alves dos Reis do clero da Diocese de Bragança Paulista e membro da comissão, “A Assembleia iniciou as suas atividades na sexta-feira dia 06 de março de 2020, através da Celebração Eucarística presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e Presidente da Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada do Regional Sul 1 da CNBB, responsável pela Pastoral Vocacional.

Em sua homilia ressaltou: “É preciso anunciadores da salvação, comunicadores do evangelho, instrumentos da obra de conversão na vida das pessoas. Somos chamados a preparar pessoas para descobrir a vocação matrimonial, o ministério ordenado e a vida consagrada, para vivê-la intensamente”. A abertura oficial ocorreu após o jantar, com a apresentação da Coordenação; Comissão do Regional e participantes. Depois alguns representantes por Sub Região apresentaram com a inspiração: “Quem somos e o que fazemos”, as experiências de atividades desenvolvidas pelas Dioceses. Foi uma breve explanação sobre como andam o resgate da cultura vocacional nas Igrejas Particulares, bem como todos os trabalhos que permeia o suscitar de novas vocações nas Comunidades.”, afirmou.

Segundo o padre Armando Nochetii de Souza do clero da diocese de Presidente Prudente e membro da comissão, “o tema de nossa Assembleia Regional foi Itinerário da Vida Cristã e Projeto Pessoal de Vida. No sábado dia 07, contamos com a assessoria do Padre Valdecir Ferreira da Diocese de Apucarana. O mesmo, em um primeiro momento apresentou de forma panorâmica os desafios para a Iniciação à Vida Cristã em nossas comunidades; e como as pessoas estão lidando com a Religião em meios aos riscos e oportunidades para a Evangelização. Também nos ajudou a refletir que todos carecemos de processos de reiniciação, pois a novidade que o evangelho nos apresenta deve ser sempre ressignificada  em nossa caminhada de fé. No período da noite, o assessor nos proporcionou com a temática sobre o Projeto Pessoal de Vida um momento de oficina. Com esta oportunidade pode-se refletir de maneira propícia sobre o sentido que se busca para a vida, ao discernir a vocação. Por fim, os participantes puderam perceber o quanto importante apresentar o Projeto Pessoal de Vida, de maneira particular aos adolescentes e jovens, como instrumento gerador de perspectiva e resposta ao chamado de Deus.”, completou.

A próxima assembleia acontecerá entre os dias 12 a 14 de março do ano de 2021. A assembleia acontecerá, também, na Casa de Encontros e Retiros em São Pedro.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.