Dioceses

Início da Pastoral da Ecologia na Diocese de São João da Boa Vista

Seguindo os apelos do Papa Francisco por uma ecologia integral e cuidado da sacralidade da criação, a Diocese de São João da Boa Vista começou articular a implantação da Pastoral da Ecologia diocesana, como resposta à urgência do cuidado da “casa comum”.

A convite da Coordenação Diocesana de Pastoral, no dia 09 de outubro, reuniu-se na Igreja ecológica de São Francisco, no município de Divinolândia, um grupo de leigos ligados às áreas da biologia, engenharia florestal e ambiental, professores, pessoal ligado a projetos socioeducativos.

Na ocasião,  o grupo participou de uma celebração da Palavra de Deus na qual abriu-se oficialmente na Diocese os trabalhos da Pastoral da Ecologia com o objetivo: evangelizar e acompanhar as pessoas e comunidades envolvidas e comprometidas com o Cuidado da Casa Comum; divulgar e refletir  a Encíclica “Laudato Si” e outros documentos do Magistério; suscitar atitudes proativas em relação a defesa da vida no planeta, cuidado dos bens públicos comuns (água, clima, florestas, solos); Viver e testemunhar uma espiritualidade e mística do Cuidado da Criação.

Com essa experiência o coordenador diocesano de pastoral, padre Luís Fernando, acredita que “que é missão da Igreja empenhar-se em fazer ressoar o grito da Criação propondo uma nova forma de relacionamento com a Casa comum, levando como afirma a Laudato Si a uma verdadeira conversão ecológica. E esse foi o primeiro passo nesse sentido, dado em nossa diocese”, concluiu.

Com informações da Diocese de São João da Boa Vista

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.