Notícias

Iniciada a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1

DSC00818Teve início nesta terça-feira, 5 de junho, a 77ª Assembleia dos Bispos da CNBB Regional Sul 1, no Hotel Rainha do Brasil em Aparecida, SP. A Celebração de abertura ocorreu na Capela Nossa Senhora da Esperança, presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, presidente do Regional.

Em seguida, no Centro de Reuniões Santo Afonso o presidente fez a acolhida aos participantes, sendo que o bispo auxiliar de Aparecida dom Darci José Nicioli fez a acolhida em nome do cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, que se encontra em Roma para acompanhar a visita do papa Francisco ao Colégio Pio-brasileiro na capital italiana. Dom Tarciso Scaramussa apresentou a pauta e designou os colaboradores nos diversos trabalhos da Assembleia.

A Assembleia tem como tema “Alegria do Evangelho: Desafios e propostas para a Evangelização, tendo como fonte a Exortação apostólica “EvangeliiGaudium, do papa Francisco. A introdução ao tema foi feita por dom Odilo, que exortou para “que essa exortação não passe despercebida pelos bispos e que estes se empenhem em estuda-la com o Clero, religiosos e leigos nas dioceses”. O cardeal explicou ainda que a exortação do papa tem o objetivo de mostrar como responder melhor à realidade do mundo na questão da evangelização. “Não será um método de longas exposições, mas de breves relatos provocadores para motivar o diálogo, uma reflexão partilhada”, disse.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasilia e Secretário Geral da CNBB foi o assessor do primeiro painel, abordando o capítulo 1 da “EvangeliiGaudium”. Iniciou citando frase da Beata Teresa de Calcutá: “A alegria é uma força física, porque perpassa toda a condição humana”. Desse capítulo, que trata da “transformação missionária da Igreja”, dom Leonardo abordou os “pontos de provocação” que são: Uma Igreja em saída; Pastoral de Conversão; A partir do Coração do Evangelho; A missão que se encarna nas limitações humanas; Uma Mãe do Coração Aberto.

“O papa está indo ao cerne do coração cristão quando diz que a alegria existe a partir do coração do Evangelho”, disse. “Estamos anunciando o que e a quem? É necessário ultrapassar essa moda da ciência e da técnica que ensina que só devemos crer no que é palpável”, exortou. “A alegria do Evangelho é questão de Fé”, completou dom Leonardo.

O assessor deixou duas perguntas para a assembleia: “Quem nós anunciamos?” e “Somos mãe de coração aberto?”. Essas questões foram temas do plenário, com várias manifestações. Numa dessas manifestações, dom Irineu Danelon, bispo de Lins citou frase do papa Francisco: “Deus não é amor; Deus é Amar”.

As atividades desta terça-feira foram encerradas com a Celebração Eucarística presidida por Dom João Inácio Muller, bispo de Lorena.

A Assembleia, que reúne mais de 120 participantes, entre arcebispos, bispos, padres e representantes dos Organismo ligados ao Regional, prossegue até a próxima quinta-feira (05).

DSC00849
Mais de 120 pessoas lotaram o auditório do Hotel Rainha do Brasil, para a abertura da Assembleia Regional dos Bispos

De Aparecida, diácono José Carlos Pascoal. Foto Serginho Silva/Regional Sul 1

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.