Notícias

Igrejas do Brasil preparam Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

cartaz_souc_2015“Dá-nos um pouco da tua água” é o tema da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs (SOUC). O evento ocorrerá de 17 e 24 de maio e buscará refletir sobre a unidade cristã e o diálogo entre as religiões. O material publicado é uma parceria entre Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.

O tema da Semana de Oração foi inspirado no Evangelho de São João, que retrata o encontro de Jesus com a mulher samaritana. A cena propõe reflexão do amor e da acolhida às diversidades de religião, etnia e cultura. O material foi elaborado pelo grupo de trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Ainda, dentro da perspectiva do tema deste ano, pretende-se debater os diferentes contextos religiosos do país, abordando, principalmente, a intolerância religiosa.

Baixe o cartaz e o cadernos de oração no site www.conic.org.br

O subsídio foi preparado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas (CCMI)

Celebração nacional

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorreu de 18 a 25 de janeiro. As datas foram propostas em 1908, pelo sacerdote, padre Paul Watson, por ocasião das festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, no entanto, as igrejas celebram a Semana de Oração durante o Pentecostes, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conic coordena as celebrações da Semana de Oração em diversas regiões do país.

Arquidiocese de São Paulo – A arquidiocese de São Paulo, através da Casa da Reconciliação – entidade ligada à CNBB preparou uma programação integrada a Semana de Oração pela Unidade Cristã.

Data: 18/05 – segunda-feira
Local: Paróquia Santa Cecília
Largo de Santa Cecília, s/nº.
Horário: 20h00

Data: 21/05 – quinta-feira

Local: Igreja Matriz de Sant’Ana
Rua Voluntários da Pátria, 2026. Santana
(Ao lado da estação Santana do Metrô)
Horário: 20h00

Data: 21/05 – quinta-feira
Local: Santuário Santa Cruz da Reconciliação
Rua Valdomiro Fleury, 180. Butantã
Horário: 20h00

Além da Semana de Oração, a Igreja Católica, junto com outras denominações cristãs, tem promovido atividades para a celebração da unidade. Entre elas estão as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, que acontecem a cada cinco anos no Brasil.

Secretariado Regional com informações da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.