Notícias

Igreja na Amazônia recebe mais um padre missionário

58Padre Márcio Roberto Pereira Campos (foto), sacerdote há 15 anos, partirá para a missão em novembro, dentro do Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1. Ele é da Diocese de São José dos Campos e irá substituir padre Antônio Silva França, que completou 3 anos de missão na Paróquia Imaculada Conceição, em Anori, cidade da Diocese de Coari, no estado do Amazonas. “O projeto Missionário Sul 1-Norte 1 existe para ajudar a Igreja a cumprir com o mandato de Cristo que é evangelizar, a essência da missão da Igreja é evangelizar. E como ajuda a formar os missionários para desempenhar seu papel na Igreja é de fundamental importância para o cumprimento deste mandato de Nosso Senhor”, afirma padre Márcio. A celebração eucarística de envio está marcada para o dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na Catedral São Dimas e será presidida pelo bispo de São José dos Campos Dom José Valmor Cesar Teixeira. Conheça um pouco mais sobre este missionário, em entrevista concedida ao Jornal Expressão, órgão oficial da Diocese de São José dos Campos:

Jornal Expressão: Como começou o desejo de ser missionário?
Padre Márcio: Desde quando fui despertado para a vocação, antes de entrar para o seminário, eu tinha vontade de ser padre missionário e essa vontade de fazer missão sempre permaneceu comigo. Vejo que está não uma vontade só minha, é um apelo de Deus para que eu vá em missão.

JE: Como é ser missionário em uma terra onde há diferentes pensamentos e ideologias religiosas?
Padre Márcio: Esse apelo à missão que Deus faz, espera uma resposta de confiança. O mesmo Deus que está aqui e me chamou, é o mesmo que está lá com aquele povo. Ela dá as condições necessárias para nós desempenharmos um bom trabalho. Vamos na certeza da ação de Deus na nossa vida e daquele povo.

JE: Em junho deste ano o senhor fez um curso da CNBB para missionários. Que aprendizado o senhor espera levar para a missão?
Padre Márcio: Quando nós temos o impulso de Deus para a missão, tem muita coisa que não temos bem esclarecido, embora nós não vamos ter a certeza de tudo sempre, mas o curso me ajudou a manter os pés fixos ao chão e ter o conhecimento da realidade de um missionário e a ter mais segurança para os trabalhos. Falou bastante das dimensões da missão e uma delas é a dimensão ecumênica sobre o que lá existem, as diferenças que podemos encontrar. E através do conhecimento dessa dimensão, temos a confiança para partir.

JE: Já sabe para onde vai, e qual será a paróquia de atuação?
Padre Márcio: Eu vou para a Paróquia da Imaculada Conceição que fica na cidade de Anori e pertence a Diocese de Coari. Lá tem um padre da nossa diocese, o padre França que completou o tempo de três anos, está voltando e eu parto para lá.

JE: Já conhece a realidade local para onde o senhor vai?
Padre Márcio: Eu conheço muito pouco. Vi algumas coisas pela internet. Lá tem duas festas principais no ano. A festa da padroeira, Imaculada Conceição em dezembro e a festa da laranja em maio. Eles cultivam bastante o açaí e também agropecuária e o comércio.

JE: E quando o senhor parte?
Padre Márcio: Vou no dia 11 de novembro, saio bem de manhã de São Paulo e vou com passagem de ida, não tenho a de retorno.

JE: Deixe uma mensagem para os nossos leitores.
Padre Márcio: Eu agradeço muito a Deus pelo envio, pela missão a mim confiada, agradeço a Diocese, em especial ao Dom Cesar pela confiança em mim, na minha missão e vocação. Agradeço também a todo o clero e conto com o apoio, orações de todo o povo de nossa diocese, todos os amigos, todos os conhecidos.

A cidade de Anori A cidade de Anori tem 14 mil habitantes,  pertence à Diocese de Coari, no Estado do Amazonas. O principal meio de transporte do lugar é o barco. Perto da cidade, passa o Rio Solimões cujas margens de um lado a outro tem 2 quilômetros de distância. A diocese conta com uma população aproximada de 200 mil habitantes, com 85% de católicos. O território da diocese é de 135 mil quilômetros quadrados, organizado em 10 paróquias. Fica a 160 km de distância da capital Manaus.

Escreva para o Padre Márcio Roberto Pereira de Campos
Paróquia Imaculada Conceição
Praça Capitão Pedro Silva, s/n
Centro CEP
69.440-000 – Anori – Amazonas

O Regional Sul 1 agradece a Diocese de São José dos Campos, que cedeu gentilmente o conteúdo desta entrevista.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.