Notícias

Guia Prático social da CNBB: é apresentado durante reunião com as pastorais

pastorais_cnbbA reunião teve como objetivo explicar os novos procedimentos de uma prestação de contas correta e eficaz.

Com o objetivo de apresentar os procedimentos necessários para os processos de Liberação de verba, Devolução e prestação de contas, a CNBB Regional Sul 1 promoveu na manhã da última quinta-feira (15) uma reunião para agentes e representantes dos Organismos e pastorais vinculados a entidade. O encontro foi na sede do episcopado paulista, na capital, e teve início com uma celebração eucarística.

A reunião teve como pauta: procedimentos para prestações de contas, Relatórios dos projetos de evangelização e Modelo de formulário do Projeto CAS.

“Estes procedimentos são necessários frente à situação atual do governo federal na fiscalização das igrejas e, de suma importância para a manutenção da Imunidade Tributária das instituições sem fins lucrativos”. disse o secretário administrativo do  Regional Sul 1 da CNBB, diác. Domingues.

Em seguida foi apresentado um Guia prático com diversos tópicos preparados para facilitar os procedimentos adequados a uma prestação de contas.

O Guia desenvolvido pelo Departamento Social da CNBB tem o objetivo de estimular as pastorais a adotarem modus operandi que traga segurança jurídica à prestação de contas em seus projetos sociais.

“Para além dos trâmites adequados a uma prestação de contas correta e eficaz, é importante ainda que, na área social, a CNBB fortaleça o carisma de sua missão e desenvolva sua identidade, preservadas as orientações culturais e sociais de cada região”, afirma o texto escrito na publicação.

Segundo o secretário-adjunto do Regional Sul 1 da CNBB, padre João Carlos Deschamps, é importante que cada pastoral entenda que nesse processo, a CNBB não terá a responsabilidade de fiscalizar, mas, ajudar as pastorais para o bom andamento dos projetos. “A nossa intenção foi promover uma reunião informal com o objetivo de aproximar as pastorais e fazer com que elas conheçam os novos procedimentos”, disse.

Os agentes aprovaram a iniciativa do Regional e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, trocar ideias e apontar as necessidades reais de cada pastoral. Para a presidente do Conselho nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul 1, Fátima Aparecida Ferre, esse momento ajuda a aproximar ainda mais os agentes do Regional através das ações e projetos realizados por cada pastoral. “Enquanto agentes, precisamos desse diálogo para tirar dúvidas que surgem no nosso dia-a-dia e conhecer o procedimento correto de certas decisões que precisamos tomar”.

Veja mais fotos clicando aqui! 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.