Notícias

“Garantia dos Direitos Fundamentais: Nenhum Direto a menos”, será o tema do Fórum Ampliado das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB

32514A equipe de coordenação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB, na reunião ordinária de 21 de setembro definiu o tema do Fórum Ampliado das Pastorais Sociais a ser realizado no dia 29 de outubro, na Cúria, Região Santana, da Arquidiocese de São Paulo. A reunião teve a presença do bispo de Lorena e presidente da Comissão Episcopal Pastoral do Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz do Fórum, dom João Inácio Muller, Assessor do Fórum Padre Walter Merlugo Junior e equipe, aceitando a sugestão da coordenação da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo e devido à gravidade do momento quanto à ameaça às conquistas sociais, através da PEC 241 em tramitação no Congresso Nacional, o tema escolhido foi: “Garantia dos Direitos Fundamentais: Nenhum Direito a Menos”.

Este importante tema terá como expositores Frei Olavio Dotto e o economista Guilherme Delgado. Os expositores já vêm tralhando este tema em palestras e seminários, cujas informações serão de relevante importância para os agentes de pastorais sociais. Com o objetivo, de que este assunto seja abrangente nas 42 dioceses do Regional Sul 1. Em breve os senhores bispos receberão correspondência assinada por Dom João Inácio, informando e conclamando a participação de representantes das dioceses na exposição e debate deste tema que  influenciará  na vida de todos os brasileiros.

Também no sentido de dar visibilidade ao tema em debate, a equipe de coordenação fará contato e convite aos Movimentos Sociais, Imprensa escrita, falada, televisionada e outros meios de comunicação em massa, ampliando as informações para que o maior número possível de pessoas tenha conhecimento do quanto, se aprovada no Congresso, esta PEC influenciará em suas vidas.

O local do Fórum será na Cúria da Região Episcopal Santana – Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1877, Bairro da Parada Inglesa. O Fórum será das 8h30 às 16h. O acesso e participação são gratuitos com direito ao café da manhã, almoço e café da tarde.  A equipe de coordenação espera contar com a significativa participação dos representantes das dioceses que compõe o Regional Sul 1.

As fichas de inscrição já estão sendo disponibilizadas e podem ser obtidas através do e-mail:  [email protected], ou fone (11) 4598-4220, falar com a Srta. Cíntia.

Após definições quanto ao Fórum ampliado, seguiu-se para outro tema, o da sustentabilidade das Pastorais Sociais. Diácono Domingos explicou a importância das Pastorais Sociais e o Fórum apresentarem até próximo encontro da Assembleia das Igrejas Particulares o Relatório Financeiro a ser contemplado para o ano de 2017 e um outro Relatório com as despesas que ocorrerão até dezembro de 2016, caso alguma pastoral necessite de complementação de verba. Para tanto, foi enviado pelo departamento financeiro as pastorais, um e-mail contendo o modelo de documento a ser apresentado a Dom Júlio solicitando complementação de verba para utilização até dez/16.

Por Reinaldo Oliveira

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.