Notícias

Fórum das Pastorais Sociais faz planejamento para 2015

Reunião equipe do Fórum - 19 de novembro de 2014
Equipe do fórum das Pastorais Sociais reúniu-se na sede da Pamen da Arquidiocese de São Paulo e define Planejamento 2015

A Equipe de coordenação do Fórum das Pastorais Sociais, do Regional Sul 1 da CNBB esteve reunida no dia 19 de novembro, quarta-feira, das 9h as 11h30, na sede da Pastoral do menor da Arquidiocese de São Paulo, na Praça da Sé, para avaliação dos trabalhos realizados em 2014 e para fazer o planejamento para 2015.

A continuidade da reflexão da 5ª Semana Social Brasileira e a apresentação de síntese da Exortação “Evangelii Gaudium” do papa Francisco foram destacados como pontos positivos neste ano. O empenho em manter contato com Fóruns das Pastorais sociais das arquidioceses e dioceses e com líderes das Pastorais Sociais foram focos prioritários neste ano e que deve provocar maior empenho ainda em 2015. “Precisamos conhecer os Fóruns, manter contato com seus líderes, termos um cadastro atualizado para que a nossa articulação dê resultado”, disse Sueli Camargo, da Pastoral do Menor.

Na reunião, Ari Alberti, do Serviço Pastoral do Migrante apresentou um comentário sobre o Encontro do papa Francisco com os Movimentos Sociais, frisando a importância do encontro para o reconhecimento dos movimentos populares e das pastorais sociais, esperando que haja maior abertura para a ação social e aplicação da Doutrina Social da Igreja nas dioceses, paróquias e comunidades. “Terra, casa, trabalho: esses foram os três pontos fundamentais em torno dos quais desenvolveu-se o longo e articulado discurso do Papa Francisco aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, e é necessário o empenho das Pastorais e Movimentos Sociais para que os sem-tetos tenham casa digna, os sem-terra tenham onde plantar e todos tenham trabalho digno para sustentar a si e suas famílias”, disse Ari.

O material deste encontro, a “Evangelii Gaudium” e o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2015, cujo tema é “Igreja e Sociedade” serão temas de reflexão das reuniões da equipe, de fevereiro a novembro (sempre na 3ª quarta-feira de cada mês), do Fórum das Pastorais Sociais de maio 2015 e do Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1, que será realizado nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto em São Paulo.

Participaram da reunião: Sueli e Ivan (Pastoral do Menor), Lucília (Pastoral da Aids), Ari (Serviço Pastoral do Migrante), José Efigênio (Pastoral Operária), Valter Cechetti (Conselho de Leigos), Diácono Carlos Alberto (Pastoral Carcerária) e Diácono Pascoal (CRD Sul 1 – Moderador).

De São Paulo, diácono José Carlos Pascoal

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.