Notícias

Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 refletirá ações da 5ª SSB

DSC00827
A equipe reunida para preparar o Fórum das Pastorais Sociais que terá como debate principal a 5ª SSB

A Equipe de Coordenação do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 1 se reuniu nesta quarta-feira, 19 de março, na sede do Regional Sul 1 da CNBBem São Paulo, para preparar o Fórum das Pastorais Sociais que será realizado no dia 14 de maio de 2014.

O debate sobre a 5ª Semana Social Brasileira – “Estado para que e para quem?” – será o destaque de pauta do Fórum, principalmente a partilha sobre as experiências ocorridas durante o período de reflexão da 5ª Semana e o desdobramento das mesmas – continuidade, aplicação, pontos positivos e negativos. “Temos que debater a questão do Estado que temos e o Estado que precisamos. A sociedade precisa ser mais participativa, para que possamos mudar as coisas que estão erradas no contexto sócio-político”, disse Valter Cechetti, do Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo.

“É função do Fórum promover o debate daquilo que interessa às Pastorais e Movimentos Sociais, porque o trabalho de seus agentes é junto as realidades e necessidades do povo. Por isso, precisamos retomar as experiências realizadas durante a 5ª Semana para que o objetivo da mesma não se perca e continuamos a ter um Estado que não queremos como povo democrático e participativo”, disse Ari Alberti, da Pastoral dos Migrantes e Grito dos Excluídos.

“Muitas vezes vamos a um encontro cheios de esperança de que nos sejam apresentadas novas formas de ação junto às populações carentes e o que recebemos é a mesma teoria com palavras bonitas, mas, sem eficácia. Nós que estamos agindo no meio e junto ao povo carente, precisamos falar uma linguagem que entendam e, mais que isso, promover ações que os promovam socialmente e espiritualmente”, disse José Efigênio de Paula, da Pastoral Operária.

A programação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB em 14 de maio terá a seguinte programação: Momento de memória dos Seminários da 5ª Semana Social Brasileira no Regional; “Que limites e possibilidades trazem ou trouxeram as experiências realizadas no Regional” e que foram levadas à reunião de Brasília em setembro de 2013; Como fortalecer os Fóruns das Pastorais Sociais nas Sub-regiões, arquidioceses e dioceses; encaminhamento do documento final da 5ª Semana Social Brasileira; análise de conjuntura do momento nacional; subsídios para o Seminário Regional das Pastorais Sociais, que será realizado nos dias 1 a 3 de agosto de 2014, na Casa do Apostolado Salvatoriano, próximo ao metrô Jabaquara, na capital paulista.

Participaram também dos debates da reunião: Cleusa de Jesus (Conselho de Leigos); Irmã Maria Claus (Pastoral do Menor); Reinaldo de Oliveira (CNLB) Lucília Vicente Fonseca (Pastoral da AIDS) e diácono José Carlos Pascoal (CRD Sul 1), moderador da Equipe.

Foto: Renato Papis, CNBB Sul 1

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.