Sub-Regiões

Formação Missionária para agentes de pastoral da sub-região RPI

missao1
Mais de 100 agentes lotaram o auditório da Paróquia de São João Batista, cujo assessor foi o padre Estevão Raschietti

No sábado, 22 de fevereiro, presbíteros, diáconos e agentes de pastoral das paróquias de três dioceses da sub-região pastoral Ribeirão Preto 1 (Jaboticabal, Franca e arquidiocese de Ribeirão Preto), se reuniram para o “Encontro de Formação Missionária”, na paróquia de São João Batista, no bairro Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

Os 111 representantes provenientes dos Conselhos de Pastoral, Paróquias, Pastorais e Movimentos, estavam assim distribuídos: 54 pessoas da Arquidiocese de Ribeirão Preto; 51 pessoas da Diocese de Jaboticabal e 06 pessoas da Diocese de Franca. O assessor foi o padre Estevão Raschietti, missionário xaveriano italiano, há mais de duas décadas no Brasil e diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), organismo da CNBB.

Na chegada ao salão paroquial, a partir das 8h, os participantes foram recepcionados pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, e acolhidos pela comunidade paroquial para um cafezinho.  A formação missionária, no salão de palestras, abriu-se com a palavra do padre Sérgio Carmona, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Durante o encontro, foram estudados diferentes aspectos da missão: uma tentativa de definição, seus fundamentos trinitários e eclesiais, a missão na Bíblia e aspectos práticos do trabalho missionário.

No encerramento, os agradecimentos e a conclusão ficaram a cargo do padre Marcelo Cervi, Coordenador de Pastoral de Jaboticabal e subsecretário da sub-região RP1. Como motivação para a animação missionária nos trabalhos pastorais e eclesiais os participantes levaram como mensagem a seguinte citação do Documento de Aparecida: “Vida doada é missão. A vida se acrescenta dando-a e se enfraquece no isolamento e na comodidade!” (DA 360).

De Riberião Preto, padre Marcelo Cervi – Subsecretário do RP1. Com colaboração de Marcio Smiguel Pimenta da Pascom Arquidiocese de Ribeirão Preto. crédito das fotos: Márcio Smiguel.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.