Ações Missionárias

Experiência Missionária em Roraima: “A missão continua”

A sete meses, três missionários da diocese de Jundiaí (SP), mantidos pelo Projeto da Missão entre os Regionais da CNBB Sul 1 (São Paulo) e Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima), chegaram à diocese de Roraima para as atividades missionárias. O  padre Adeilson Rodrigues dos Santos nos conta sua experiência missionária.  Ele juntamente com o diácono permanente, Paulo Morais de Oliveira colaboram na evangelização de algumas áreas pastorais, como indígena e migrante. 

A sete meses nossa equipe missionária foi enviada pelo Projeto da Missão entre os Regionais da CNBB Sul 1 (São Paulo) e Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima)para nossa primeira experiência missionária na Diocese de Roraima. Nos encontramos no sul do estado, ficando sobre os nossos cuidados três pequenos municípios de minoria católica. Estamos dando continuidade aos projetos encaminhados e vivenciados nesta região pastoral e em comunhão com a Diocese que este ano nos orientou a colocar em prática o plano pastoral: “Juntos, com a Igreja de Roraima, para uma nova saída missionária”.

Também estamos nos preparando para o Sínodo da Amazônia. Como todos sabem “O Sínodo para Amazônia” foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia”. De acordo com Francisco, o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

“Que os novos santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Afirmo novamente, a Igreja é uma mãe que nos envia em missão e nos concede meios para essa missão. “A missão como testemunho de Cristo e anúncio do Reino é o eixo central da dinâmica pastoral da Igreja. A Igreja é o espaço onde se experimenta o Cristo presente em nosso meio (At 2,47)”.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.