Notícias

Evangelizar é comunicar: agentes da Pascom estiveram reunidos em Aparecida

reduzida1

Após três dias de encontro (com agentes da Pastoral da Comunicação do estado de São Paulo), terminou na manhã deste domingo (01/12), na Pousada Bom Jesus, em Aparecida, o 19° Encontro Regional de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB, cujo tema foi “Evangelizar é comunicar: fundamentos bíblicos teológicos da Pascom, com a assessoria do Pe. Joãozinho, SCJ”, e que reuniu mais de 90 pessoas.

A Missa deste domingo foi presidida por Dom José Moreira de Melo, Bispo de Itapeva e Referencial da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB e concelebrada pelos Padres presentes.

A abertura dos trabalhos no último dia ficou por conta da Presidente da Signis Brasil, Ir. Helena Corazza que apresentou os trabalhos ligados à SIGNIS Brasil. A Signis é uma associação católica de comunicação, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB); filiada à Signis Mundial; ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e mantém diálogo e intercâmbio com a Signis AL e Caribe. A associação tem a missão de animar, unir e congregar todos os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã do país e a formação de comunicadores, para se articularem no espírito de corpo, colaboração, interação para que exerçam seu carisma em colaboração, em vista dos objetivos comuns.

Em seguida foram apresentados os trabalhos das oito sub-regiões pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, SPI, SPII e Sorocaba).

A assessora da Pastoral da Comunicação, irmã Celeste, encerrou as atividades do encontro apresentando um pouco do planejamento de 2014 e agradeceu o empenho e a participação de todas as arquidioceses e dioceses presentes, e afirmando que “estamos todos de parabéns. Certamente tivemos a proteção e a presença de Nossa Senhora da Comunicação nestes três dias”, concluiu. Dom José encerrou oficialmente o encontro com a Bênção de envio a todos os comunicadores.

reduzidaAssessoria – O ponto alto do Encontro foi o explanação do  Pe. Joãozinho, SCJ (foto) sobre a fundamentação bíblico- teológica da Pastoral da Comunicação. Um dos temas que foi bastante aprofundando pelo sacerdote foi o estudo da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco: Evangelii Gaudium: A Alegria do Evangelho. Padre Joãozinho fez um resumo das 57 principais frases deste documento, fazendo um chamamento a PASCOM para ler, aprofundar e colocar em prática a exortação.

O sacerdote e teólogo fez uma síntese da visão da Igreja para o uso da comunicação como forma de evangelização,  desde o decreto Inter Mirifica (4/12/1963), da Carta Apostólica: o rápido desenvolvimento (25/01/2005) e passando sobre as mensagens dos Papas pelo Dia Mundial das Comunicações, até a primeira exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho). “O pensamento e atuação da Igreja, referente à Evangelização, está voltado para utilização dos meios de comunicação como forma de promoção da Teologia do Encontro”.

Segundo Padre Joãozinho, para tornar a Teologia do Encontro mais eficaz na atuação da Igreja, é necessário que os agentes que nela atuam, especialmente na Pastoral da Comunicação, reflitam sobre o que está feito para que, em tempos da Evangelização, os agentes da PASCOM realizem um encontro interpessoal, com ações concretas e sugestões inovadoras.

Avaliação –  Para Jussane Rodrigues da diocese de Jundiaí o encontro  atingiu seus objetivos na medida em que promoveu a motivação e o re-pensar das práticas da Pascom. “O fundamento dessas mudanças reside no jeito mariano de comunicar da Igreja: a comunicação materna, como bem apresentou e destacou o palestrante Pe. Joaozinho”, avaliou.

Na noite de sábado, os participantes visitaram o Santuário Nacional de Aparecida , onde com uma visita monitorada, puderam conhecer um pouco da história da Basílica e da arte do Cláudio Pastro. A visita emocionou os presentes.

Também estiveram presentes representantes da Pascom de Coxim, (Mato Grosso do Sul) e Niterói, (Rio de Janeiro).

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.