Notícias

Estudo 104 da CNBB é enviado às dioceses do Brasil

O estudo 104 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” foi publicado pelas Edições CNBB, após a aprovação do texto durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, com o objetivo de servir de subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial.

O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras “casas de comunhão e de vivência da Palavra”; como pede o Documento de Aparecida (DA), por “uma Igreja samaritana em estado permanente de missão”.

Na apresentação do estudo, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, destaca que “como Paulo envia com os irmãos que com ele convivem uma carta às igrejas que estão na Galícia, assim os bispos do Brasil enviam esse texto às igrejas particulares no Brasil”. Dom Leonardo diz que o estudo é para ser lido e refletido, “mas também para receber as contribuições necessárias no desejo de sermos uma Igreja que testemunha Aquele que realizou a vontade do Pai” (cf. Gl 1,1-5)

O nosso Secretariado de Pastoral deseja promover a leitura e aprofundamento deste texto da CNBB e, para isso, encaminhará as propostas e sugestões colhidas na última reunião dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRPs) e, em breve, publicará as datas, locais e horários dos encontros em todas as cidades da Diocese. A presença de todos será muito importante, sobretudo dos membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP).

As comunidades da nossa Diocese deverão enviar as suas contribuições a CNBB até 15 de outubro de 2013. Assim, o texto será enriquecido e submetido à apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, de 30 de abril a 9 de maio de 2014, para ser publicado como um documento.

Texto do padre Eder Justo, Secretariado Diocesano de Pastoral de Limeira e subsecretário da sub-região de Campinas

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.