Notícias

Equipe faz avaliação do Fórum das Pastorais Sociais em 2015

20151118_112216

A Equipe de Articulação do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 1 esteve reunida nesta quarta-feira, 18 de novembro, na sede do Regional em São Paulo, para avaliar o trabalho desenvolvido em 2015 e definir prioridades para 2016.

A Equipe avaliou como positiva a atuação do Fórum, apesar das dificuldades de articulação com os Sub-regionais e dioceses. “Foi feito o possível, mas foram colhidas experiências e sugestões para melhorarmos nosso trabalho em 2016”, constataram.

A primeira prioridade é o levantamento dos Fóruns das Pastorais Sociais em atividade no Regional Sul 1. A partir desse levantamento, será possível articular melhor com as pastorais sociais em arquidioceses e dioceses. “É importante também conhecer as datas dos eventos para marcar presença e motivar a participação de seus representantes no Fórum Regional”.

Outra prioridade é a ampliação da Equipe de coordenação e articulação, com maior presença dos coordenadores regionais das Pastorais Sociais. Segundo dom João Inácio Muller, bispo de Lorena e presidente da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, “é preciso conscientizar os coordenadores ou representantes das Pastorais e Organismos Sociais da importância do Fórum e promover a comunhão”.

Há propostas de temas para os Fóruns de maio e outubro e para o Seminário de julho: a Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco; o tema da Campanha da Fraternidade de 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade” e a conjuntura política em vista das eleições municipais.

Foram entregues à CNBB Regional Sul 1 o calendário de atividades de 2016 e a previsão orçamentária. Ari Alberti, do Serviço Pastoral do Migrante anunciou que a Semana do Migrante será realizada no período de 12 a 19 de junho de 2016 com o tema: “Migração e Ecologia” e o lema: “O Grito que vem da terra”. Lucília Vicente Fonseca apresentou o cartaz e folder do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que será comemorado no dia 1º de dezembro, com várias atividades de conscientização, especialmente entre os jovens, com relação ao teste de HIV.

Reinaldo de Oliveira, da Pastoral Fé e Política da diocese de Jundiaí falou do encontro com políticas das 11 cidades da diocese, promovido pela Pastoral Fé e Política, realizada no dia 16 de novembro, na Cúria Diocesana de Jundiaí e que contou com a presença do bispo diocesano dom Vicente Costa. A reunião foi coordenada pelo diácono José Carlos Pascoal, moderador da equipe.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.